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Success Case – Inventory (pt-BR)

Veja como reduzimos os prejuízos por perdas de materiais na logística de armazéns de um cliente.

Nosso cliente possui dois armazéns, um no Rio de Janeiro e o outro em Macaé.  Neles é processada uma grande variedade de peças – de parafusos a motores de torpedo, totalizando mais de 200 mil diferentes SKUs, que são recebidos, armazenados e despachados para atender às operações upstream, onshore e offshore da petroleira. Essa operação é executada de forma terceirizada por operadoras logísticas.

A acuracidade dos estoques é vital para a empresa, levando-se em conta que, em média, uma peça faltante pode levar até dois meses para ser adquirida até chegar ao armazém, podendo gerar transtornos, atrasos e paradas não programadas na operação.

O Desafio

A empresa vinha enfrentando problemas na gestão de seus estoques, com divergências em relação ao registrado em seu sistema WMS. Com frequência, peças críticas ou de alto valor não eram localizadas pelas operadoras logísticas, tinham quantidade divergente dos registros ou estavam com o estoque zerado, impactando a operação da petroleira. Esses problemas também estavam gerando um desgaste no relacionamento com as operadoras.

Nossa Solução

Com o intuito de aumentar a acurácia do estoque, a petroleira contratou o serviço de inventário da Infotec Brasil, centralizando em uma única empresa as atividades de contagem dos dois armazéns que eram feitas de forma separada por outros fornecedores, buscando assim garantir o apoio necessário e uma maior consistência e confiabilidade ao processo. 

A Infotec Brasil realizou ciclos de 4 meses de trabalho de inventários anuais da empresa, cobrindo mais de 60 mil posições (endereços) de estoque e atendendo plenamente o desafio de processar em média 150 posições por dia/9.000 por mês em cada uma das localidades e cobrir os mais de 200 mil SKUs armazenados, com agilidade e eficiência.

Devido à configuração do estoque, a capacidade de mobilização de equipamentos como PTAs, empilhadeiras elétricas especiais e combilifts para a execução das tarefas de inventário mostrava ser um atributo crítico para realizar o serviço. Diante da dificuldade de locar os equipamentos por um tempo limitado, as empresas contratadas anteriormente não vinham atingindo a meta diária de contagem. A Infotec contornou essa dificuldade construindo parcerias com empresas especializadas em logística para uso compartilhado dos equipamentos.

Um dos grandes diferenciais da Infotec ao longo do processo mostrou ser o relacionamento com o cliente e com a operadora logística responsável por cada armazém, com a equipe atuando de forma comprometida, fazendo-se presente o máximo possível, garantindo respostas rápidas na tratativa de problemas e eficácia na busca de soluções, o que criou um vínculo de confiança com o cliente.

Resultados Alcançados

A expertise e a capacidade de relacionamento dos profissionais, somada a processos consistentes, com orientação permanente e gestão estruturada das atividades trouxeram excelentes resultados: as metas estabelecidas foram atingidas e 100% do ciclo de inventário foi executado dentro do prazo, cobrindo todo o estoque da empresa.

Além disso, o trabalho gerou ganhos significativos, tais como:

  • Mais agilidade: garantia do suprimento correto, no tempo adequado, para a operação;
  • Redução de prejuízos por perdas/materiais não localizados;
  • Menor risco de paradas por falta de peças e insumos;
  • Pontuação de faltas que deveriam ser tratadas;
  • Localização de materiais de grande valor que não haviam sido encontrados pela operadora logística; 

Esses resultados demonstram a capacidade da Infotec Brasil realizar processos de inventário complexos, lidando com grandes volumes de itens e posições, com eficiência e assertividade.

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