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Serviços técnicos comerciais: benefícios da terceirização

Com a terceirização dos serviços técnicos comerciais, as concessionárias de energia encontram benefícios operacionais e financeiros para sua gestão.

 

terceirização

 

Em diversos setores, a terceirização de serviços técnicos comerciais tem sido a saída encontrada por empresas para otimizar processos e reduzir custos operacionais. Ao mesmo tempo em que entrega ao usuário um serviço especializado e de qualidade.

A contratação de empresas terceirizadas para a área técnica pode resultar numa melhora significativa do atendimento comercial, tanto qualitativamente quanto quantitativamente, principalmente em situações onde a demanda é elevada e a oferta pode não alcançá-la.

Não é à toa que existem, hoje, diversas empresas voltadas à oferecer serviços técnicos de forma especializada. Desse modo, é possível suprir a necessidade tanto da empresa contratante, quanto do consumidor final.

No caso das concessionárias de serviço público – energia, abastecimento de água e telefonia – a terceirização já é uma realidade e vêm ampliando as possibilidades comerciais.

Serviços técnicos no setor elétrico

Diante da alta demanda de atendimento comercial do setor elétrico, onde em algumas localidades possuem milhões de consumidores, terceirizar serviços técnicos traz benefícios significativos, além de ampliar as oportunidades de mercado.

Entre as principais atividades técnicas comerciais que podem ser terceirizadas no setor elétrico estão: 

  • novas ligações e religações de energia em residências ou comércios;
  • cortes de fornecimento;
  • inspeção nas unidades consumidoras;
  • leitura de consumo;
  • entrega de fatura.

Tais atividades visam suprir as necessidades relacionadas ao atendimento comercial, onde são feitas as solicitações dos consumidores finais. Dessa forma, é possível manter a excelência na prestação de serviços, atendendo às boas práticas determinadas pela legislação.

Como a terceirização de serviços técnicos otimiza processos e reduz custos

Especialmente para concessionárias de energia elétrica, que entregam um número significativo de atendimentos diários, terceirizar os serviços técnicos comerciais traz uma série de benefícios. Principalmente com relação à redução de custos operacionais e questões ligadas ao quadro de pessoal.

Com a terceirização, as equipes se tornam mais produtivas, as faltas são reduzidas e, por conta do rigoroso cumprimento das normas técnicas de segurança, as chances de acidentes e problemas decorrentes são menores.

Uma empresa especializada será responsável por garantir aos colaboradores toda a estrutura para a execução adequada das tarefas. Consequentemente, a prestação do serviço terceirizado, além de otimizar os processos, torna as práticas mais seguras.

Veja algumas vantagens de delegar a oferta de serviços técnicos comerciais para empresas especializadas:  

  • diminuição dos custos por ordem de serviço;
  • atendimento e tempo de execução com maior previsão e cumprimento de prazos;
  • serviços que seguem as normas de boas práticas e especificações técnicas;
  • maior eficiência e segurança na realização dos atendimentos;
  • aumento da produtividade, por conta do volume maior de atendimentos num tempo menor;
  • equipes de campo com logística otimizada;
  • redução de perdas não técnicas com furtos de energia e fraudes;
  • riscos ambientais e operacionais reduzidos;
  • diminuição dos acidentes e, consequentemente, dos riscos de saúde relacionados à atividade;
  • implementação das práticas de compliance, por meio de atendimento às normas da Aneel (Resolução Normativa nº414/2010);
  • redução dos índices de absenteísmo e menores chances de processos trabalhistas.

Outro ponto fundamental é o aumento da capacidade técnica de atendimento. Com equipes primárias, é comum que os serviços comerciais de rotina sejam sobrepostos por atendimentos de emergência. 

Em contrapartida, ao terceirizar serviços técnicos comerciais, todas as demandas podem ser atendidas com a mesma eficiência, uma vez que não se faz necessário colocar um atendimento em segundo plano por conta da falta de pessoal.

Portanto, para manter as boas práticas e o atendimento de qualidade aos consumidores, a terceirização tende a ser a saída mais vantajosa para manter a igualdade entre serviços comerciais e de emergência.

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