Ao recensear a iluminação pública das suas regiões, as distribuidoras de energia podem operar de forma mais eficiente, mapeando e controlando os ativos da rede, antecipando problemas e reduzindo riscos operacionais, estratégicos e judiciais em suas operações.

iluminação pública

 

Os postes, fios e transformadores espalhados pelas cidades brasileiras distribuem a energia necessária para mover o país, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles existem aos milhões, nas grandes e pequenas cidades e, em sua maioria, são de responsabilidade das distribuidoras de energia de cada região. Como estão expostos a todos os tipos de avarias, como o desgaste de uso, o clima local e também o mau uso no compartilhamento deles pelas empresas de telecomunicação, geralmente sobrecarregando-os, esses ativos tão importantes acabam sendo danificados, causando diversos problemas, inclusive judiciais, para as concessionárias de energia elétrica. 

Para mapear, inspecionar, cadastrar e fiscalizar esses ativos, o recenseamento de iluminação pública é a ferramenta mais adequada. Porém, por ser um processo que envolve diversos segmentos, é necessário planejá-lo e realizá-lo de maneira estratégica. 

Se você deseja saber mais sobre o processo de fiscalização e censo das redes de iluminação pública para garantir a eficiência do serviço prestado, acompanhe a leitura!

Como é feito o recenseamento e a fiscalização das redes de iluminação pública? 

Todo o processo de fiscalização e censo das redes públicas deve começar na avaliação do cliente, através da técnica de assessment. Desse modo, através de uma equipe especializada e visitas onsite (no local ou unidade), é possível realizar o mapeamento completo da rede.

Na Infotec Brasil, nosso modelo de gestão e implementação de projetos executa o Recenseamento de iluminação pública da seguinte forma:

Toda a atividade feita de forma especializada inclui as seguintes etapas: 

  1. Planejamento
  2. Inspeção da rede
  3. Cadastro e georreferenciamento
  4. Emissão de dados em tempo real
  5. Uso de sistema integrado e personalizado

Esse trabalho inclui uma avaliação do nível de impacto decorrente de condições topográficas, geográficas, urbanas e sociais. Assim, é possível que a concessionária identifique oportunidades como: 

  • Formas de otimizar as operações através de novas tecnologias;
  • Diminuir das ocorrências de retrabalho;
  • Digitalização dos dados;
  • Realizar inventário para manutenção preventiva, corretiva, autorização de pagamento, verificação e registro do cumprimento das normas técnicas vigentes;
  • Elaborar relatórios de Inteligência.

É importante lembrar que, tanto os KPIs críticos da concessionária quanto os próprios KPIs da prestadora de serviços, no caso, a Infotec Brasil, são utilizados para avaliar a efetividade dos processos. No nosso Sistema de Gestão Integrada, realizamos o acompanhamento do Acordo de Níveis de Serviço (SLA) definido na contratação, que poderá ser visualizado através do Sistema INTEGRA – nosso sistema de gestão.

O SLA estará disponível online para análise do cliente, que poderá acessá-lo por meio de login e senha destinados aos profissionais responsáveis.

Quais tecnologias são aliadas do Recenseamento? 

Para prestar um serviço de qualidade, com agilidade e máxima otimização e automação, o uso de tecnologias de mapeamento, transmissão e gestão de dados e de pessoas é essencial. Aqui na Infotec Brasil, nosso Ecossistema de Inovação INFOLAB 8087 desenvolve parcerias para montar o melhor composto tecnológico para o cliente. Para o recenseamento de iluminação pública, por exemplo, utilizamos algumas tecnologias como: 

GlobalCAD 

Um recurso essencial de tecnologia é o GlobalCAD, um software próprio que registra e reúne todas as informações das atividades, integrando a um banco de dados com georreferenciamento dos ativos de energia.

Drones 

Todo o registro fotográfico é feito com o uso de drones com câmeras HD (alta definição). Este recurso é indispensável para aumentar a produtividade e para reduzir os riscos de acidentes na operação.

Sistemas de controle de produção 

O sistema INTEGRA atua com foco na automatização de processos para simplificar o gerenciamento de desempenho operacional.

Quais os benefícios efetivos do recenseamento de iluminação pública?

O recenseamento de iluminação pública viabiliza  a melhor solução para operação do parque de iluminação pública, e, consequentemente, otimiza e aperfeiçoando o nível de faturamento ao permitir o controle total dos ativos compartilhados. Como ganhos financeiros, ao garantir o cadastro atualizado do parque de equipamentos de iluminação pública, é possível realizar a cobrança adequada pelo fornecimento de energia aos mesmos, eliminando perdas de faturamento com equipamentos de iluminação pública não mapeados ou incorretamente cadastrados.