As questões envolvidas no ESG estão sendo destacadas pelo mercado como grande tendência não só para 2021, mas para o futuro.
Se as pautas ambientais já estavam em alta nos últimos anos, a pandemia de covid-19 chamou ainda mais a atenção para a responsabilidade socioambiental das empresas e do mercado em geral.
A preocupação com a forma com que a sociedade tem se desenvolvido e com os impactos que esse desenvolvimento acelerado pode causar no futuro estão sendo os principais assuntos nos conselhos mundiais governamentais e de administração de empresas públicas e privadas.
E se engana quem pensa que medidas sustentáveis caminham em direção contrária ao lucro. Além de preservar o meio ambiente e garantir a subsistência das gerações futuras, as iniciativas sustentáveis viabilizam a redução de custos e a aplicação de estratégias mais vantajosas para a empresa, além de agregar valor comercial, maximizando os lucros e a rentabilidade do negócio.
Sendo assim, podemos afirmar que as corporações que valorizam o ESG estão investindo e garantindo o seu lugar de destaque em um mercado novo e cada vez mais consciente de suas responsabilidades.
Quer saber mais sobre o que é ESG e como sua empresa pode inovar nesse segmento? Então continue a leitura e confira!
Afinal, o que é ESG?
ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance – que em português significam Ambiental, Social e Governança. Essas três palavras apontam para os fatores que determinam o nível de sustentabilidade e de impacto social que uma empresa gera com sua existência.
Em resumo, podemos definir o ESG como um selo de qualidade para qualquer negócio, que agrega valor e mostra para investidores e consumidores o quanto a instituição se importa com o seu impacto no mundo.
Para exemplificar o ESG na prática, separamos alguns exemplos de medidas que uma empresa deve adotar em cada um dos pilares que compõem a sigla: ambiental, social e governança.
Environmental – Ambiental
- Reduzir a emissão de carbono;
- Cortar desperdícios;
- Reduzir, reutilizar e reciclar;
- Fazer o descarte correto do lixo gerado em cada processo produtivo;
- Evitar a poluição do ar e da água;
- Adotar medidas para aumentar a eficiência energética;
- Combater o desmatamento;
- Proteger a biodiversidade.
Social
- Construir uma equipe com diversidade;
- Estimular uma mentalidade sustentável nos colaboradores;
- Promover treinamentos para preservação ambiental;
- Garantir o cumprimento de todas as leis trabalhistas;
- Garantir total segurança no trabalho;
- Elaborar estratégias para contribuir com a comunidade local;
- Promover eventos de conscientização e integração entre as equipes.
Governance – Governança
- Compor uma equipe de governança com diversidade;
- Estabelecer e cumprir os princípios éticos;
- Manter a transparência entre os colaboradores;
- Combater crimes e corrupção dentro da corporação;
- Realizar auditorias recorrentes;
- Realizar reuniões de alinhamento;
- Definir as prioridades e planejar as estratégias ESG da empresa.
Porque as empresas estão inovando nesse segmento
A sigla ESG pode ser usada para classificar não só empresas, mas também investidores. Uma empresa ESG é aquela que considera a sua responsabilidade socioambiental e elabora estratégias e projetos que reduzam os impactos negativos, aplicando técnicas sustentáveis em seus processos.
Já os investidores ESG são aqueles que, ao realizar seus investimentos, buscam por corporações que cumprem com os princípios determinados no padrão ESG. Esse comportamento tem sido cada vez mais frequente no mercado e a tendência é que isso se intensifique na era pós-pandemia.
Na Cúpula do Clima realizada no primeiro semestre de 2021 que reuniu líderes de 40 países, por exemplo, foram levantadas pautas como a restrição de negociações com países e empresas que não estiverem adotando medidas de preservação ambiental.
Em uma pesquisa realizada pela Global Network of Directors Institutes (GNDI) – Survey Report – Board governance during the Covid-19 crisis – que avaliou os impactos da pandemia da covid-19 nos conselhos de administração e tendências globais, o ESG ficou em primeiro lugar como principal tendência de 2021. 85% dos 1.964 conselheiros que participaram do levantamento acreditam que o ESG terá um grande foco no longo prazo.
Adotar princípios socioambientais deixou de ser um diferencial e se tornou parte obrigatória para sobreviver e conquistar investidores e consumidores. Por isso, realizar essa transformação na mentalidade dos colaboradores e na prática de uma empresa será a única forma que garantir que ela continue competitiva e atrativa para o mercado no futuro.
Para saber mais informações sobre este assunto, clique aqui.