Você sabe qual é a diferença entre logística e supply chain? Apesar desses termos serem usados em assuntos muito similares, seus significados são bem diferentes. E compreender no que consiste cada um é muito importante para o funcionamento do seu negócio, já que ambos tratam da forma de lidar com gerenciamento e processos internos.

Pensando nisso, nesse texto, falamos um pouco sobre a diferença entre logística e supply chain, para facilitar a sua compreensão de cada uma. Quer saber como esses termos podem influenciar na organização e gestão da sua empresa?

Você sabe qual é a diferença entre logística e supply chain

Entendendo a diferença entre logística e supply chain

Supply chain é um termo muitas vezes expressado através da sigla SCM, que significa supply chain management. Em português, isso quer dizer gestão da cadeia de suprimentos. Essa cadeia é a estrutura que engloba a jornada do produto, desde sua produção e abastecimento até a sua entrega. A gestão da cadeia de produtos, portanto, busca organizar essa estrutura, garantindo o funcionamento efetivo de todos os seus processos.

Já a logística, por sua vez, é uma etapa que fica dentro da cadeia de suprimentos. O conceito de logística empresarial surge nos anos 50 e 60, momento em que as empresas começam a se preocupar mais com a satisfação do cliente. Trata-se de uma abordagem mais prática que está relacionada ao movimento físico do produto, acompanhando sua transferência da empresa até o seu consumidor final.

Desse modo, é possível compreender que a logística e a supply chain atuam em conjunto, sendo uma diretamente dependente da outra. Na ausência de um bom trabalho de logística, portanto, toda a cadeia de suprimentos sai prejudicada.

Diferença entre Logística e gestão de cadeia de suprimentos

Por que a logística e a supply chain são importantes para a sua empresa

Uma vez que você compreende qual é a diferença entre logística e supply chain, torna-se importante entender também o valor de cada um desses elementos. E ambos têm a ver com a qualidade da produção da empresa e com o seu atendimento ao cliente.

Isso porque, como ambos estão relacionados à trajetória do produto, eles acompanham diretamente todo o processo de venda. Sendo assim, a gestão da cadeia de suprimentos atua para garantir que esse processo ocorra da melhor maneira possível, sendo auxiliada diretamente pela etapa da logística.

Podemos dizer, então, que o supply chain management atua principalmente na função de planejamento desses procedimentos, enquanto que a logística atua na parte prática da equação. Desse modo, a logística engloba conceitos de organização e contabilidade de produtos, monitorando o estoque e o deslocamento dos mesmos.

Isso significa que, ao organizar seus produtos de alguma forma, você já está realizando um trabalho de logística. A questão, então, é que aprimorar esse trabalho pode tornar o seu processo de venda mais coeso e qualificado. E a melhor forma de realizar essa melhoria é desenvolvendo a sua gestão da cadeia de suprimentos como um todo. Com isso, você maximiza os efeitos positivos de todas as etapas.

Logística x gestão de cadeia de suprimentos

Aplicando essas técnicas na sua empresa

Agora que você já conhece a diferença entre logística e supply chain e entende a importância das duas, o próximo passo é aplicar essas técnicas de organização na produção da sua empresa. Afinal, como já discutimos anteriormente, elas funcionam de forma conjunta.

O caminho certeiro, portanto, para garantir uma aprimoração desse sistema dentro do seu negócio é a terceirização da logística e cadeia de suprimentos para outra empresa, que possa monitorar os seus procedimentos. Com uma visão externa, torna-se mais fácil detectar problemas e criar soluções. Assim, uma empresa experiente e bem estabelecida no mercado, como a Infotec Brasil, pode ser de grande ajuda para o funcionamento do seu negócio.