Por que a gestão de logística e cadeia de suprimentos são fundamentais para uma empresa? Como empresário, é importante se perguntar essas questões. Afinal, embora esses conceitos sejam muito usados quando o assunto é a gestão e administração de empresas, nem todas as pessoas conhecem seus significados. Por isso, como consequência, não têm noção dos importantes papéis que eles exercem na organização de um negócio.

Sendo assim, nesse artigo, buscamos explicar por que a gestão de logística e cadeia de suprimentos são fundamentais para uma empresa. Desse modo, você pode entender como utilizar esses dois elementos a seu favor.

Por que a gestão de logística e cadeia de suprimentos são fundamentais para uma empresa
Fonte: ShutterStock

Entendendo a gestão de logística e cadeia de suprimentos

Para entender bem a importância da gestão de logística e cadeia de suprimentos para uma empresa, é preciso antes entender no que consistem os dois conceitos.

Comecemos, então, pela cadeia de suprimentos. Trata-se da cadeia que se responsabiliza pelos sistemas operacionais e métodos que estão ligados ao produto, seja de forma direta ou indireta. Ela engloba toda a jornada do produto, incluindo assim estágios como inventário, depósitos, avaliação do nível de satisfação do cliente, etc. É, portanto, uma estrutura que rege todos os procedimentos que envolvem a produção e a venda de um produto. Chamamos a administração dessa estrutura de gestão da cadeia de suprimentos.

Já a logística é uma fase que faz parte da cadeia de suprimentos. Ela engloba tudo que se refere ao movimento físico de um produto, ou seja, seu deslocamento. É através da logística que administramos e priorizamos, por exemplo, os prazos de entrega.

Por que a gestão de logística e cadeia de suprimentos são fundamentais para uma empresa

Uma vez que você entende o que significa gestão de logística e cadeia de suprimentos, o passo seguinte é saber por que eles são importantes para o funcionamento da sua empresa. E a questão, aqui, pode ser resumida a duas palavras: gerenciamento eficiente.

Mas do que isso se trata? Bem, a gestão de logística e cadeia de suprimento têm a função de otimizar os processos de funcionamento e organização da sua empresa.

Para entender como isso acontece, é preciso examinar a jornada de produção e quais os processos que ela envolve. A cadeia de suprimentos é a estrutura que examina tudo, adotando uma perspectiva panorâmica de todos os processos. Sendo assim, ela engloba inclusive as etapas de planejamento, antes que a produção comece de fato a ocorrer. Nessa etapa, são planejados o fornecimento e a demanda do produto.

A partir do momento em que a produção física começa a ocorrer, entramos na etapa da gestão de logística. Então, tudo que envolve o movimento físico do produto é incluído nesse estágio. E o que é essencial, aqui, é a possibilidade de diminuir custos com uma administração mais eficiente.

Além disso, é importante citar que a boa gestão de logística e cadeia de suprimentos é fundamental para melhorar a experiência do cliente com a sua empresa. Afinal, esses processos cuidam da jornada do produto até as mãos do cliente, o que permite que você trabalhe com prazos melhores e mais satisfatórios.

Como administrar esses processos

A melhor forma de lidar com a gestão de logística e cadeia de suprimentos da sua empresa é através da terceirização de serviços para uma empresa experiente e estabelecida no mercado, como a Infotec Brasil. O trabalho oferecido busca implementar um modelo de gestão e controle que garanta um funcionamento mais eficiente de todas as empresas clientes. A Infotec Brasil tem atuação em todo o território nacional, sempre buscando a eficácia na realização de projetos. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre no nosso site para obter mais informações.