Máscara de proteção, higienização das mãos e ambiente, DSMS diários, palestras e treinamentos, legislação aplicável, vivenciamos um cenário onde, o papel e a importância do profissional de Segurança do Trabalho, está sendo desafiado e valorizado a cada segundo no “novo normal” dentro e fora das empresas.

Com o teletrabalho, as normas de segurança do trabalho estão além dos muros das empresas e passando a ser implementadas nas residências dos colaboradores. 

Plano de retomada - Patrícia Freire
Fonte: Freepik.

Através de estudos, analises, pesquisas cientificas, implementação e acompanhamento de indicadores, o profissional de segurança do trabalho disponibiliza dados e resultados para elaboração de protocolos de contingencia em SMS em ação ao combate a COVID -19. No atual cenário é perceptível o profissional de segurança do trabalho acabe sendo acionado para além das atividades tradicionais até como apresentador de “live”,  contribuindo e participando em todos os setores e áreas da empresa e fora dela.  

E com o “novo normal” temos os novos desafios em gerenciamento de SMS, que sem a contribuição e participação ativa dos colaboradores se torna uma tarefa árdua, mas não impossível. Através da conscientização, educação,  liderança e habilidades, os profissionais de segurança conseguem dar continuidade a aplicação das normas vigentes e as novas que foram elaboradas. 

Gestão de pessoas, informação, educação em SMS e relação interpessoal,  são os principais pilares que sempre foram utilizados no gerenciamento e conscientização em SMS, e continuarão sendo utilizados não só no momento da retomada, mas no alcance da melhoria contínua, bem estar físico e psicológico dos colaboradores, resultados positivos nos indicadores, satisfação dos clientes internos e externos e na qualidade de excelência em SMS. 

O setor de SMS, não é apenas um setor a parte, é um setor que faz parte de todos os setores.

Toda empresa e todos os colaboradores são responsáveis pela prevenção de acidentes, promoção à saúde e preservação ao meio ambiente, mas o profissional da área de segurança do trabalho é o responsável pela Gestão de SMS.

Plano de retomada - Patrícia Freire
Plano de retomada – Patrícia Freire