Entenda a importância da parada programada e veja como essa prática ajudará o seu negócio.
Você sabe o que é a parada programada? Essa prática é fundamental para empresas que possuem entre seus ativos equipamentos de porte elétrico, mecânico ou caldeirarias. O planejamento e acompanhamento das paradas programadas visam realizar vistorias periódicas e a troca de peças que já apresentam certo grau de desgaste, possibilitando uma manutenção preventiva de diversos equipamentos e contribuindo para aumentar o tempo de vida útil desses ativos. Desse modo, podemos dizer que essa prática é fundamental para a manutenção e crescimento dos negócios.
Imagino que você deva estar interessado em saber mais sobre o assunto. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos o que é a parada programada, qual a importância desse conceito e informaremos quais são os problemas que essa prática soluciona. Continue com a gente.
O que é a parada programada?
As paradas programadas de manutenção têm como objetivo otimizar a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos e ativos da indústria de produção. Com ela, é possível vistorias periódicas, troca de peças, analisar o tempo de vida de cada ativo e programar também sua substituição, sem precisar de interrupções bruscas.
A programação dessa parada ocorre meses antes, analisando e planejando passo a passo desta atividade para que não haja prejuízos futuros na produção e para que ocorra com o maior grau de desempenho possível, controlando os riscos técnicos e ambientais.
Qual a importância?
Empresas que investem em paradas programadas contam com um aumento do tempo de vida útil das máquinas e equipamentos, evitando com que os equipamentos parem de funcionar em momentos críticos e inesperados e contribuindo para a otimização da produtividade de seu maquinário.
É muito importante destacarmos que, por meio dessa prática, fica mais fácil fazer o planejamento de toda a sua produção de acordo com a demanda mercadológica. Isso porque, reduz as chances de acontecerem imprevistos, pois você fará manutenções periódicas e programadas nos equipamentos.
Quais os problemas que a parada programada soluciona?
A parada programada evita que empresas paralisem a sua produção de maneira abrupta, o que pode comprometer a produtividade de todo o negócio por um período específico. Além disso, a PP aumenta o tempo de vida útil das máquinas e equipamentos. Desse modo, o custo operacional e de compra de novos equipamentos é reduzido a médio e longo prazo.
Como podemos te ajudar?
Somos uma empresa especialista em terceirização de serviços e processos de negócios que, entre outros serviços, oferecemos a solução de parada programada para empresas de mineração, operações de O & G e empresas de distribuição de energia elétrica. Por meio dessa prática, o sistema ajuda a sua empresa a reduzir o tempo e o custo das operações, otimizar a eficácia e a performance de todo o negócio.
Clientes como a Petrobrás contam com nossa solução de parada programada, utilizando nossos serviços técnicos de planejamento das paradas programadas, no controle e apoio à coordenação e manutenção das Unidades dos processos de parada programada e na transferência e estocagem dos ativos da REDUC, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Para saber mais informações sobre este serviço e falar com um de nossos especialistas, clique aqui.