A Infotec Brasil assinou mais um contrato com a Petrobras onde passará a ser a responsável pela execução dos serviços de gestão ambiental nas áreas de influência dos empreendimentos terrestres e marítimos da UN-RNCE.

Com uma equipe altamente especializada a Infotec Brasil gerenciará todos os processos de planejamento, manutenção e controles ambiental, tendo como principais atividades de gerenciamento de resíduos, obtenção e manutenção das licenças e condicionantes ambientais de todos os ativos na região.

Confira abaixo um pouco mais sobre a abrangência dos serviços:

OBJETO E ABRANGÊNCIA DOS SERVIÇOS

Execução dos serviços técnicos especializados na área de meio ambiente, relacionados às atividades de planejamento, manutenção e controle dos processos ambientais dos empreendimentos terrestres e marítimos da PETROBRAS, no âmbito da UO-RNCE.

Os serviços vinculados aos processos marítimos deverão ser prestados no escritório da PETROBRAS em Natal e nos 19 municípios, que atualmente compõem a área de influência dos empreendimentos marítimos da UO-RNCE.

Os serviços vinculados aos processos terrestres deverão ser prestados nos escritórios de Natal, Mossoró e Alto do Rodrigues e nos 17 municípios, que atualmente compõem a área de influência dos empreendimentos terrestres, podendo ser acrescentadas outras cidades conforme alteração promovida pelos órgãos ambientais.

PRINCIPAIS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS NO CONTRATO COM A PETROBRAS

1. Gerenciamento do programa de Monitoramento de Desembarque Pesqueiro e Projeto de Espacialização da Pesca

  • Elaborar projetos de monitoramento de desembarque pesqueiro, espacialização da pesca e outros projetos vinculados à pesca.
  • Acompanhar/vistoriar no campo, as ações do Programa de Monitoramento de Desembarque Pesqueiro (PMDP), Projeto de Espacialização da Pesca (PEP) e outros projetos vinculados à pesca.
  • Apresentar o Programa de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro (PMDP), Projeto de Espacialização da Pesca (PEP) e outros projetos vinculados à pesca, em comunidades ou outros fóruns em que seja necessário.
  • Prestar consultoria a outras gerências sobre o processo de licenciamento ambiental.
  • Participar de equipe multidisciplinar para realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).
  • Acompanhar e realizar treinamentos para comunidades no âmbito dos programas e projetos da socioeconômica.

2. Gestão do Programa de Educação Ambiental (PEA)

  • Elaborar o Programa de Educação Ambiental (PEA) de acordo com as diretrizes definidas pelo IBAMA.
  • Elaborar e/ou Revisar relatórios técnicos do Programa de Educação Ambiental (PEA-Linha A), contendo gráficos, tabelas, análises sobre o andamento do Programa, visando ao pleno atendimento dos Termos de Referências e Pareceres Técnicos. Deverão ser identificados e corrigidos erros ortográficos, erros de concordância, presença de texto não compatível com a área estudada, ausência de descrição, clara, objetiva e elucidativa da metodologia de obtenção e análise de dados, desconsideração de normas para citação bibliográfica, conflito de ideias versus realidade operacional, incoerências e outros erros.
  • Acompanhar/vistoriar no campo, as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA-Linha A), nas comunidades da área de influência dos empreendimentos da UO-RNCE.
  • Apresentar o Programa de Educação Ambiental (PEA), em comunidades ou outros fóruns em que seja necessário.
  • Prestar consultoria a outras gerências sobre o processo de licenciamento ambiental.
  • Participar de equipe multidisciplinar para realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).
  • Levantar dados primários e/ou secundários relacionados à socioeconomia.
  • Acompanhar e realizar treinamentos para comunidades no âmbito dos programas e projetos da socioeconomia.

3. Gestão do Programa de Comunicação Social Regional (PCSR)

  • Elaborar o Programa de Comunicação Social Regional (PCSR) de acordo com as diretrizes definidas pelo IBAMA.
  • Elaborar e/ou Revisar relatórios técnicos do PCSR, contendo gráficos, tabelas, análises sobre o andamento do Programa, visando ao pleno atendimento dos Termos de Referências e Pareceres Técnicos. Deverão ser identificados e corrigidos erros ortográficos, erros de concordância, presença de texto não compatível com a área estudada, ausência de descrição, clara, objetiva e elucidativa da metodologia de obtenção e análise de dados, desconsideração de normas para citação bibliográfica, conflito de ideias versus realidade operacional, incoerências e outros erros.
  • Acompanhar/vistoriar no campo, as ações do PCSR, nas comunidades residentes na área de influência dos empreendimentos da UO-RNCE.
  • Apresentar o PCSR, em comunidades ou outros fóruns em que seja necessário.
  • Prestar serviços de discussão técnica em eventos relativos ao Programa de Comunicação Social Regional.
  • Participar de simulados de emergência.
  • Participar de equipe multidisciplinar para realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).
  • Levantar dados primários e/ou secundários relacionados à socioeconomia.
  • Acompanhar e realizar treinamentos para comunidades no âmbito dos programas e projetos da socioeconomia.

4. Gestão do Projeto de Monitoramento Ambiental (PMA)

  • Elaborar projetos de monitoramento ambiental marítimo.
  • Revisar relatórios técnicos ambientais na área de monitoramento ambiental marítimo contendo gráficos, tabelas e análises sobre o andamento do Programa visando ao pleno atendimento dos Termos de Referências e Pareceres Técnicos. Deverão ser identificados e corrigidos erros ortográficos, de concordância e de taxonomia, presença de texto não compatível com a área estudada, ausência de descrição, clara, objetiva e elucidativa da metodologia de obtenção e análise de dados, uso efetivo de diagramas, ilustrações, figuras e mapas, desconsideração de normas para citação bibliográfica, conflito de ideias versus realidade operacional, incoerências e outros erros.
  • Elaborar relatórios e apresentações sobre o Programa de Monitoramento Ambiental Marítimo, contendo gráficos, tabelas, análises sobre o andamento do Programa, informando os percentuais de realização através de indicadores de desempenho.
  • Coordenar e acompanhar tecnicamente as atividades de campo, dos projetos de monitoramento ambiental marítimo.
  • Prestar serviços de discussão técnica em eventos relativos ao Programa de Monitoramento Ambiental Marítimo.
  • Prestar apoio quanto à elaboração de documentos para órgãos ambientais, elencando as atividades potencialmente poluidoras ou que possam causar riscos operacionais, compondo a Avaliação de Impactos Ambientais para solicitação de anuências.

5. Licenciamento Ambiental Marítimo e do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP)

  • Coordenar a coleta e o envio de dados para elaboração de estudos ambientais.
  • Revisar relatórios técnicos e estudos ambientais referentes aos processos de licenciamento ambiental e relatórios técnicos ambientais na área de monitoramento de praias e projetos correlatos, identificando: pleno atendimento dos Termos de Referências e Pareceres Técnicos, erros ortográficos, erros de concordância, erros de taxonomia, presença de texto não compatível com a área estudada, ausência de descrição clara, objetiva e elucidativa da metodologia de obtenção e análise de dados, uso efetivo de diagramas, ilustrações, figuras e mapas, desconsideração de normas para citação bibliográfica, conflito de ideias versus realidade operacional, incoerências e outros erros.
  • Elaborar documentos necessários para o processo de licenciamento ambiental marítimo da UO-RNCE (respostas a pareceres técnicos de órgãos ambientais, requerimentos de licenças, publicações etc.). Elaborar documento para o IBAMA elencando as atividades potencialmente poluidoras ou que possam causar riscos operacionais, compondo a Avaliação de Impactos Ambientais para solicitação de anuências.
  • Alimentar o CADDOC/SIGLA e outros sistemas informatizados e planilhas de controle, quando pertinentes, bem como, fazer a gestão e acompanhamento do cumprimento das condicionantes das licenças ambientais emitidas pelo IBAMA referente aos empreendimentos marítimos da UO-RNCE.
  • Prestar consultoria a outras gerências sobre o processo de licenciamento ambiental.
  • Acompanhar/vistoriar no campo, as ações do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) e outros projetos vinculados.
  • Prestar serviços de discussão técnica em eventos relativos aos processos de licenciamento ambiental e ao Projeto de Monitoramento de Praias.

Infotec Brasil assinou mais um contrato com a Petrobras onde passará a ser a responsável pela execução dos serviços de gestão ambiental nas áreas de influência dos empreendimentos terrestres e marítimos da UN-RNCE

6. Gestão de Recursos Hídricos e Efluentes

  • Realizar revisão de relatórios ambientais nas áreas de recursos hídricos e efluentes, visando o pleno atendimento aos Termos de Referências, Pareceres Técnicos e outros requisitos legais relacionados aos temas em questão. Deverão ser identificados erros ortográficos, de concordância, presença de texto não compatível com a área estudada, ausência de descrição, clara, objetiva e elucidativa da metodologia de obtenção e análise de dados, desconsideração de normas para citação bibliográfica, conflito de ideias versus realidade operacional, incoerências e outros erros.
  • Executar as atividades relacionadas à obtenção, controle de condicionantes e manutenção de outorga de direito de uso de água de fontes de captação.
  • Executar as atividades relacionadas à obtenção, controle de condicionantes e manutenção de licenças de obras hídricas.
    Executar as atividades necessárias ao cadastro das fontes de captação d´água outorgadas no CNARH (Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos).
  • Elaborar Relatório Anual de Recursos Hídricos e Efluentes (Corporativo – interno).
  • Elaborar a Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos (DAURH – ANA).
  • Assessorar a elaboração do Relatório Anual de Água Produzida e Declaração Anual de Carga Poluidora (IBAMA).
  • Alimentar o Sistema de Gerenciamento de Água e Efluentes (SGA) e planilhas de controle relacionadas ao gerenciamento de recursos hídricos e efluentes (volumes de água doce captados e dados/indicadores sobre efluentes).
  • Realizar cálculo, análise crítica e alimentação dos indicadores de Gestão de Recursos Hídricos e Efluentes no Sistema de Gestão por Resultados (SIGER).
  • Assessorar tecnicamente sobre processos diversos relacionados ao gerenciamento de recursos hídricos e efluentes.
  • Assessorar tecnicamente na fiscalização, e eventual realização, de: estudos de disponibilidade hídrica; de avaliação e prospecção de novas fontes de captação de água; de execução de testes de bombeamento em poços de captação de água; de serviços de manutenção de poços de monitoramento; e similares.
  • Assessorar o atendimento a auditorias internas e externas em questionamentos pertinentes ao tema de recursos hídricos e efluentes.

7. Licenciamento e Gestão Ambiental dos Empreendimentos Terrestres da UN-RNCE.

  • Serviços necessários para execução dos processos de licenciamento ambiental dos poços e instalações localizados nos campos terrestres da UO-RNCE, nas fases de implantação dos projetos, operação dos empreendimentos e desativação, bem como para o controle e atendimento das condicionantes das licenças e notificações dos órgãos ambientais. Os serviços compreendem:
  • Realizar análise ambiental prévia e análise de interferência no campo, das áreas das novas locações e novas instalações, e alimentar sistemas, bem como fazer diagnóstico quanto à cobertura vegetal das áreas.
  • Participar das etapas de planejamento do projeto (tipos de licença, documentação e tempos para licenciamento).
  • Elaborar e analisar documentos do check-list dos órgãos ambientais para protocolo dos processos de licenças e autorizações para supressão vegetal.
  • Elaborar documentação e protocolar nas prefeituras os pedidos de Declaração de conformidade de uso do solo.
    Revisar Estudos ambientais.
  • Auxiliar no Cadastro Ambiental Rural das propriedades
  • Responder Solicitações de Providência e mensagens do sistema Comunic@ do IDEMA, referentes aos processos de licenças de novos empreendimentos;
  • Diligenciar e acompanhar pelo sistema Cerberus/IDEMA e NATTUR/SEMACE a emissão das licenças dos projetos;
    Acompanhar o cronograma de perfuração dos poços, bem como acompanhar o andamento das obras das novas instalações para solicitar Licença de Operação.
  • Protocolar processos nos órgãos licenciadores, alimentar os protocolos e licenças nos sistemas, digitalizar e arquivar processo.
    Compor processos em meios físico e eletrônico.
  • Controlar os prazos e elaborar documentos para as renovações de licenças (cerca de 4 mil processos de licenciamento).
    Verificar em campo a situação operacional das instalações cujas licenças serão renovadas e realizar vistorias no campo para obtenção de informação para o licenciamento das instalações.
  • Protocolar processos no IDEMA; alimentar o sistema SCOLA e Planilhas com os protocolos e arquivar por instalação.
    Acompanhar técnicos dos órgãos ambientais nas vistorias de campo.
  • Digitalizar os processos, seus protocolos e licenças, e arquivar os processos e licenças POR POÇO.
  • Elaborar respostas a Ofícios, documentos para complementação do licenciamento, correção de licenças e atendimentos ao IDEMA (cerca de 400/ano).
  • Gerenciar o atendimento à condicionantes através de planilha e sistema de controle.
    Fiscalizar o atendimento das condicionantes das licenças em campo e elaborar documentos para protocolo no órgão ambiental.
    Gerenciar os prazos de atendimento às Solicitações de Providências, Notificações, Ofícios e mensagens do sistema Comunic@/IDEMA (cerca de 800/ano).
  • Verificar o atendimento das Solicitações, Notificações, Ofícios e mensagens do sistema Comunic@/IDEMA em campo e elaborar documentos de resposta.
  • Dar apoio nas atividades de gestão ambiental dos empreendimentos petrolíferos nas áreas operacionais, fiscalizando as atividades, orientando as equipes de campo sob o aspecto adequado de manejo de fauna, contenção de vazamentos, destinação de resíduos, remoção de vegetação, recuperação e descontaminação de áreas.
  • Realizar vistoria em campo para fiscalizar a limpeza da área e preencher ficha de campo.
  • Elaborar Plano de Desativação e Relatório de Desativação dos empreendimentos.
  • Realizar levantamentos de campo para verificar a condição da instalação antes e após a sua desativação, bem como recuperação ambiental da área.
  • Realizar levantamentos para a devolução dos campos à ANP.

8. Suporte à Gestão em Meio Ambiente

  • Gerenciar requisitos legais e associar os mesmos aos processos das gerências da UO-RNCE (SMSNET – Sistema Informatizado de Requisitos Legais, Aspectos e Impactos em Segurança, Meio Ambiente e Saúde).
  • Dar suporte às gerências da UO-RNCE na análise dos processos e suas atividades, atribuindo os Aspectos, Impactos, Perigos e Danos (AIPD), apropriando os planos e ações de bloqueio relacionadas às análises estabelecidas.
  • Realizar análise crítica das informações alimentadas pelas gerências no SMSNET.
  • Verificar revisões, declarações de treinamento e conhecimento e análise documental dos padrões do SMS.
  • Elaborar Reuniões de SMS (Gestão, Contratos, COGEST – Comitê de Gestão da UO-RNCE etc.).
  • Gerir Programa Estatístico de Audicomp (Auditoria Comportamental) e enviar para Gerências Setoriais da UO-RNCE.
  • Gerir Processo de auditorias de CONAMA 306, PAG-SMS (Programa de Gestão em Auditorias em SMS), dentre outros, no âmbito do SMS.
  • Apoiar as gerências da UO-RNCE no processo de Gestão de Anomalias (SIGA – Sistema de Gestão de Anomalias) e Não Conformidades (CPA – Controle de Plano de Ação).

9. Monitoramento de Recursos Hídricos (águas superficiais e subterrâneas)

  • Elaborar e revisar relatórios ambientais na área de monitoramento de recursos hídricos.
  • Executar o plano de monitoramento de águas subterrâneas de instalações industriais (fontes de captação de água e poços de monitoramento) localizadas na área de atuação da UO-RNCE, seguindo as diretrizes de procedimentos de gestão internos.
  • Executar o plano de inspeção da integridade de sistemas de impermeabilização de instalações industriais localizadas na área de atuação da UO-RNCE, seguindo as diretrizes de procedimentos de gestão internos.
  • Gerar no sistema interno IPL (Interface Padrão de Laboratório), ou outro sistema designado pela PETROBRAS, as solicitações de serviços para a execução de amostragens e análises laboratoriais nas fontes de captação de água, poços de monitoramento e poços/caixas de inspeção.
  • Acompanhar junto ao Laboratório de Análise de Fluidos (LABF) da UO-RNCE a execução do cronograma de amostragem e análises laboratoriais de amostras de água das fontes de captação (superficial e subterrânea).
  • Realizar análise e emissão de relatórios semestrais e anuais com avaliação e interpretação dos resultados analíticos das fontes de captação (superficial e subterrânea): controle de qualidade dos dados, temporal e legal.
  • Acompanhar junto ao Laboratório de Análise de Fluidos (LABF) da UO-RNCE a execução do cronograma de amostragem e análises laboratoriais de amostras de água dos poços de monitoramento de instalações industriais.
  • Realizar análise e emissão de relatórios trimestrais com avaliação e interpretação dos resultados analíticos dos poços/caixas de inspeção dos aterros industriais e estações de tratamento de óleo: controle de qualidade dos dados, temporal e legal.
  • Executar a medição de nível estático dos poços de captação de água e de monitoramento de aquíferos. Essa medição deverá ser realizada com medidor de nível d´água de poços, de propriedade da PETROBRAS. Poderá ser requerida a assessoria técnica para a fiscalização de serviços de medição de níveis estáticos a serem realizados por outra empresa contratada.
  • Executar a medição de parâmetros físico-químicos de amostras de água com sonda multiparamétrica, (equipamento de propriedade da PETROBRAS). Poderá ser requerida a assessoria técnica para a fiscalização de serviços de medição de parâmetros físico-químicos a serem realizados por outra empresa contratada.
  • Elaborar mapas potenciométricos para a determinação do fluxo da água subterrânea das instalações com monitoramento de águas subterrâneas.
  • Elaborar de diagramas hidroquímicos e geoquímicos para o monitoramento e controle da qualidade da água superficial e subterrânea.
    Revisar anualmente o plano de monitoramento de poços, fontes de captação de água, poços de monitoramento e poços/caixas de inspeção junto ao Laboratório de Análise de Fluidos (LABF) da UO-RNCE.
  • Atendimento de auditorias internas e externas dos questionamentos pertinentes a monitoramento de recursos hídricos (superficiais e subterrâneos).

Infotec Brasil assinou mais um contrato com a Petrobras onde passará a ser a responsável pela execução dos serviços de gestão ambiental nas áreas de influência dos empreendimentos terrestres e marítimos da UN-RNCE

10. Gestão e Fiscalização do Sistema de Gerenciamento de Resíduos (SIGRE)

  • Acompanhar as auditorias relacionadas à Gestão de Resíduos de responsabilidade do SMS e atender as ações de desdobramentos provenientes dessas Auditorias.
  • Gerir o armazenamento e destinação dos resíduos da UO-RNCE.
  • Fiscalizar e acompanhar de forma integral as atividades, obras e operação das Centrais, Unidades, Galpões, Portos e Aterros de armazenamento de resíduos da UO-RNCE (CGR-CAM, UBR, CGR-ARG, CGRR-MO, UAT-AIG, GAT-FZB, AI-CAM, ARIP-FZB, PORTO GUAMARÉ, PORTO PARACURU, ARM-MO e ARM-ARG, GALPÃO BIOPILHA, SECADOR SOLAR), localizados nas cidades de: Mossoró, Areia Branca, Alto do Rodrigues, Guamaré, Assu, no Estado do RN e Icapuí e Paracuru no Estado do CE.
  • Dar suporte à Fiscalização dos contratos pertencentes à Coordenação de Meio Ambiente – CMA, conferindo e acompanhando as medições dos contratos de gerenciamento de resíduos.
  • Administrar o Sistema de Gerenciamento de Resíduos – SIGRE da Petrobras.
  • Avaliar, cadastrar e acompanhar as licenças ambientais das empresas envolvidas no processo de gerenciamento de resíduos no SIGRE.
    Treinar, auxiliar e fornecer acesso aos operadores no sistema SIGRE.
  • Elaborar relatórios com base nas informações do SIGRE para a medição do item do contrato e em atendimento às solicitações dos órgãos ambientais.
  • Acompanhar e analisar criticamente os indicadores de resíduos da UO-RNCE.
  • Atender às solicitações do SMS, tais como: participação em comissões técnicas de resíduos, elaboração de relatórios técnicos para projetos (Front End Loading – FEL, descomissionamentos, novos projetos de poços) e outras demandas técnicas relacionadas ao gerenciamento de resíduos.
  • Acompanhar as solicitações do IDEMA (atendimento e providências de respostas aos requisitos dos licenciamentos ambientais e elaboração de relatórios).
  • Realizar edições e revisões dos padrões pertencentes à Coordenação de Meio Ambiente do SMS relacionados à gestão de resíduos.
    Fiscalizar e acompanhar as demandas em atendimento ao SMS relacionados à gestão de resíduos no Ativo de Produção do Alto do Rodrigues – ATP-ARG, Ativo de Produção de Mossoró – ATP-MO, Campo de Fazenda Belém – FZB, Ativo Industrial de Guamaré – AIG, Porto de Guamaré, Porto de Paracuru e Plataformas do Mar do RN e CE.
  • Aplicar checklist de operação nas Centrais, Unidades, Galpões, Portos e Aterros de armazenamento de resíduos da UO-RNCE.
  • Aplicar checklist veicular nas empresas responsáveis pelo transporte de resíduos na UO-RNCE.
  • Emitir Manifesto de Transporte de Resíduos no SIGRE em caso de movimentação e destinação de resíduo.
  • Receber as Fichas de Controle de Disposição de Resíduos – FCDR no SIGRE emitidas pelos geradores dos resíduos da UO-RNCE.
  • Operar e controlar as pesagens realizadas na balança rodoviária de Canto do Amaro – CAM.

11. Gestão e Monitoramento de Emissões Atmosféricas

  • Avaliar criticamente os relatórios emitidos por empresa executora da monitoração de emissões atmosféricas para o processo de fiscalização de contrato;
  • Apoiar na elaboração de novos contratos com abrangência para área de emissões atmosféricas;
  • Avaliar a aderência financeira do contrato de monitoração de emissões atmosféricas;
  • Gerir mensalmente a alimentação de dados de consumo e movimentação de produtos de fontes emissoras no Sistema de Gerenciamento de Emissões Atmosféricas – SIGEA.
  • Participar como responsável pelo SIGEA na obtenção de certificado de verificação externa do inventário corporativo;
  • Participar como responsável no atendimento às auditorias CONAMA, IBAMA, IDEMA, SEMACE e corporativa.
  • Emitir parecer na área de emissões atmosféricas para desinvestimento/ descomissionamento de operações da UO-RNCE (terrestres e marítimas), apoiando tecnicamente as reuniões de Lista Front End Loading – FEL.
  • Participar como representante nas reuniões do Comitê de Emissões Atmosféricas do E&P.
  • Atender as ações de desdobramentos provenientes das reuniões do Comitê de Emissões Atmosféricas do E&P.

A Infotec Brasil oferece soluções de gerenciamento de serviços que asseguram a entrega de resultados de qualidade e que visam reduzir tempo e custos de operações, aumentar sua eficácia e colaborar para a alta performance da gestão corporativa.

A empresa possui vasta experiência nos segmentos de Óleo e Gás, Energia e Mineração. Para mais informações entre em contato com um de seus consultores.