Blog

Case de Sucesso – Planejamento de Parada e Manutenção Preventiva

Uma das maiores empresas de petróleo brasileira vem se renovando a cada dia com novos projetos e novas frentes.

O Desafio

Gerir, planejar, configurar e programar os processos de manutenção, bem como acompanhar e controlar a aquisição de equipamentos e sobressalentes das gerências que compõem as oficinas.

Ao iniciar o contrato, observamos uma insatisfação do cliente relativa à falta de organização, gestão e informação nas ordens de manutenção, acompanhando os relatos de turnover acima da média aceitável, além de um cenário de poucos profissionais capacitados no mercado.

Nossa Solução

Para este projeto a Infotec Brasil proveu serviços com profissionais capacitados e experientes no mercado, com amplo conhecimento de equipamentos estáticos e dinâmicos, bem como treinou e capacitou profissionais recém-formados trazendo altivez, dinâmica e experiência ao projeto.

Nossos colaboradores atuaram fortemente no planejamento, gestão e programação das oficinas de manutenção, fornecendo apoio e atuando em todas as etapas dos processos, enquadrados em todos os níveis de criticidade.

Principais Atividades

Durante todo o contrato, a Infotec Brasil atuou fortemente nas áreas de planejamento, configuração, gestão e programação das oficinas de manutenção, além do diligenciamento, compras e logística dos equipamentos e sobressalentes.

Desenvolvemos uma linha de trabalho focada em três pilares:

Mapeamento das atividades – mapeamento das atividades e elaboração das instruções de trabalho, com objetivo de padronizar nosso atendimento em todas as esferas do processo;

Desenvolvimento de pessoas – desenvolvimento de pessoal, observando a estrutura e dando oportunidade de crescimento aos colaboradores vindo de outros contratos e novos profissionais;

Monitoramento e controle – Implantação de diversos controles e auditorias que possibilitaram a contra avaliação de cada etapa do processo.

Resultados Alcançados

Através do mapeamento das atividades, do desenvolvimento de novos profissionais para uma área restrita e do monitoramento e controle, a Infotec Brasil trouxe para o cliente uma redução de quase 100% no turnover e uma equipe polivalente.

Isso refletiu diretamente na agilidade das tomadas de decisão e na disponibilização de equipamentos confiáveis em menor tempo.

Com o planejamento, configuração, gestão e programação das oficinas de manutenção, conseguimos fornecer o apoio e atuar em todas as etapas dos processos, alcançando resultados como:

  • Gestão de backlog de mais de 3000 equipamentos;
  • Gerenciamento de 8000 itens em processo de compra;
  • Redução de 40% no backlog das oficinas;
  • 3200 equipamentos embarcados por ano;
  • 7200 gerações e programações de subordens por ano;
  • 2400 manutenções planejadas de outros equipamentos por ano.

Receba conteúdos exclusivos com as Melhores Práticas do Mercado

Artigos Relacionados