rfid
Por Priscila Ketlin Garcia Oliveira
A gestão de armazém desempenha um papel crucial na cadeia de suprimentos de qualquer empresa. É responsável por garantir que as operações de armazenamento e logística sejam eficientes, precisas e ágeis. Com o avanço das tecnologias 4.0, as empresas têm a oportunidade de aproveitar os benefícios dessas inovações para aprimorar a gestão dos armazéns.
A gestão de armazém com tecnologias 4.0 envolve a aplicação de tecnologias digitais avançadas como, por exemplo, internet das coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial (IA) e automação, para otimizar todas as etapas do processo de armazenamento. Destaca-se nesse meio o RFID, devido ao grande valor estratégico dessa tecnologia quando aplicada às iniciativas de logística. Por isso, nesse artigo iremos falar um pouco mais sobre o RFID, a tecnologia que vem revolucionando os processos de contagem e de rastreamento de itens.
O que é o RFID e quais são seus benefícios?
O RFID consiste em tags (etiquetas) eletrônicas que são anexadas aos produtos ou embalagens. Essas tags emitem sinais de radiofrequência que podem ser capturados e lidos por leitores RFID. Essa tecnologia é baseada na utilização de ondas eletromagnéticas (de rádio frequência) como meio para comunicar os dados de identificação de algum elemento, tais como produtos, componentes, caixas, pallets, containers, veículos, pessoas, ativos, máquinas e serviços.
As informações sobre a identificação de um objeto (incluindo outras informações passíveis de monitoramento por sensores, tais como temperatura, pressão etc.) são gravadas nas etiquetas RFID. Essas etiquetas são anexadas em itens que se movimentam ou estão dispostos ao longo da cadeia de suprimentos. As informações contidas nas etiquetas são lidas por um conjunto de sensores por meio de rádio frequência. Esses sensores geralmente estão distribuídos em diferentes estágios e várias posições na cadeia de suprimentos (docas de recebimento, docas de expedição e pontos de controle em centros de distribuição e armazéns; pontos de controle em processos de fabricação e linhas de montagem; pontos de controle em rodovias, ferrovias, portarias, operações de pesagem etc.).
O RFID consegue fazer o gerenciamento do grande volume de informações coletadas através do componente conhecido como RFID middleware. Esse componente gerencia o fluxo de informações entre os diferentes componentes de hardware (antenas, leitores, sensores, impressoras), identifica os eventos associados a essas informações e realiza a integração com os sistemas gerenciais da empresa. Como por exemplo, um pallet que passou por uma doca de recebimento pode disparar uma atividade de atualização de estoques. Esse fluxo de informação é bidirecional, ou seja, ele ocorre dos sistemas gerenciais para as etiquetas e dessas para os sistemas gerenciais. Isso possibilita uma integração entre as informações eletrônicas e os sistemas gerenciais.
O uso de RFID na gestão de armazéns traz benefícios significativos e, por isso, se tornou uma tecnologia amplamente adotada. Abaixo listamos alguns dos benefícios do uso dessa tecnologia na gestão de armazéns:
- Rastreabilidade e visibilidade aprimoradas: com o RFID, é possível rastrear e localizar produtos em tempo real. Os leitores capturam automaticamente as informações das tags dos produtos à medida que eles entram e saem do armazém. Isso proporciona uma visibilidade completa da localização e do status dos produtos, reduzindo erros e perdas de estoque.
- Automatização de processos: a tecnologia RFID permite a automação de várias tarefas no armazém. Por exemplo, em vez de fazer uma contagem manual de estoque, os leitores podem fazer uma leitura precisa e rápida de todos os produtos em um determinado local. Isso economiza tempo e esforço, além de reduzir erros humanos.
- Melhoria da precisão e eficiência do inventário: o RFID torna o inventário muito mais eficiente e preciso. Em vez de escanear cada item individualmente, os leitores podem capturar as informações de várias tags simultaneamente. Isso acelera o processo de contagem de estoque e reduz os erros associados à contagem manual.
- Aceleração das operações de picking e embalagem: com o RFID é possível identificar e rastrear os produtos individualmente durante as operações de picking e embalagem. Isso permite uma seleção mais precisa e rápida dos produtos, resultando em um aumento da produtividade e eficiência das operações.
- Prevenção de roubos e perdas: o RFID pode ser usado para evitar roubos e perdas de produtos no armazém. As tags podem ser configuradas para acionar alarmes quando os produtos são removidos do local incorretamente ou sem autorização. Isso ajuda a manter a segurança dos produtos e reduzir perdas.
Como a Infotec Brasil pode ajudar a alcançar resultados melhores na Gestão de Armazéns?
Os armazéns são a espinha dorsal da cadeia de suprimentos e fornecem a infraestrutura necessária para armazenar e distribuir mercadorias. A Infotec Brasil executa as operações logísticas de armazenamento e movimentação de materiais, bem como o Diligenciamento de Pedidos de Compra, disponibilizando equipamentos, tecnologias, processos otimizados e recursos humanos capacitados para execução eficiente dos serviços. Oferecemos soluções que possibilitam o total controle e gestão do inventário, estoque, movimentações de materiais e reposições de itens, embasadas em análise de indicadores, possibilitando assim a gestão de ponta a ponta da cadeia de materiais.
Com o uso da tecnologia RFID em nossos serviços de gestão de armazéns, podemos oferecer ganhos significativos que podem ser entendidos a partir da comparação das operações de um armazém com ou sem essa tecnologia.
No armazém sem RFID:
- A contagem de estoque é manual, demorada e propensa a erros.
- Há dificuldade em rastrear e localizar produtos em tempo real.
- Dispende-se maior tempo e esforço nas operações de picking e embalagem.
- Há menor visibilidade e controle sobre o estoque.
- Aumenta o risco de erros, extravios e perdas de estoque.
Já em um armazém onde aplicamos a tecnologia RFID:
- A contagem de estoque é automatizada, rápida e precisa.
- Há rastreabilidade em tempo real dos produtos.
- As operações de picking e embalagem são mais rápidas e eficientes.
- A visibilidade do estoque é completa, em tempo real.
- Há redução expressiva nos erros, extravios e perdas de estoque.
- Faz-se melhor utilização do espaço de armazenamento.
Em suma, a implementação dessa tecnologia na gestão de armazéns oferece melhor rastreabilidade, automação de processos, precisão no inventário e aumento da eficiência operacional.
Em nosso ecossistema de inovação temos o parceiro Nimal Tecnologia, empresa de desenvolvimento e automação, com soluções de gestão de inventário e de ativos com RFID. A Nimal destaca que:
“A adoção de RFID na gestão da cadeia de suprimentos pode criar oportunidades de melhorias no monitoramento e rastreabilidade de itens, no controle de processos e na gestão dos estoques. Comparado a um armazém sem RFID, um armazém com RFID desfruta de maior controle, visibilidade e redução de erros, proporcionando uma gestão mais eficiente e eficaz.”.
A utilização dessa tecnologia pode alterar radicalmente os métodos de operação das cadeias de suprimentos e da gestão de armazéns. Pensando nisso, a Infotec Brasil utiliza as melhores práticas do setor e abrange todos os elementos essenciais que fazem uma operação eficaz funcionar otimizada. Dentre elas, levamos até o cliente as tecnologias mais avançadas que há no mercado.