Blog

Case de Sucesso – Gestão de Armazém

Contexto do Cliente

Uma grande empresa produtora de metal primário que fornece para os mercados interno e externo há mais de 30 anos.

O departamento de almoxarifado central é responsável por atender as linhas de produção e os departamentos de manutenção, além de fazer o ressuprimento dos kanbans. Os kanbans são mini almoxarifados que ficam nas linhas de montagem e contém os insumos básicos. Por exemplo, nas embalagens, são responsáveis por fazer a reposição quando o metal sai no estado líquido, colocá-lo dentro da caixa e fazer o armazenamento.

O departamento de almoxarifado central também tem e administra lojas internas dos principais
fornecedores, que são lojas de consignados.

A empresa tem uma política em relação à qualidade e SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) intensiva, e a segurança operacional é um pilar fundamental. O grau de risco envolvido na produção é alto, por isso qualquer inovação que ofereça segurança tem um potencial muito grande de ser adotada. A política de qualidade e SMS tem um peso favorável muito grande na tomada de decisão.

O Desafio

Antes de escolher a Infotec Brasil como seu novo operador logístico, a empresa era responsável pela liderança e gestão operacional da mão de obra do fornecedor terceiro. No entanto, ele estava limitado em termos de oportunidades de inovação, e os processos eram manuais e pouco otimizados. Soma-se a isso o fato de a equipe não contar com um supervisor, o que tornava a execução das atividades muito difícil.

O operador logístico anterior apresentou problemas na operação, como dificuldade em executar as atividades. Como resultado, a empresa estava com uma acurácia de inventário muito baixa, o que era um grande problema para o departamento de almoxarifado central, que trabalha com cerca de 11 mil SKU’s. Tudo isso levava a uma constante necessidade de micro gerenciamento da operação, que estava atuando de forma mais operacional do que estratégica.

Nossa Solução

A Infotec Brasil foi escolhida como novo operador logístico porque o cliente percebeu um grande potencial para agregar inovações, tecnologias e automação nas atividades logísticas. Além disso, tinha a necessidade de agregar melhores práticas à operação.

A operação logística envolve o recebimento, conferência, armazenagem, inventário, picking, montagem, expedição e entrega de materiais para abastecimento das linhas de produção. Para desempenhar essas atividades, a Infotec Brasil implantou uma equipe composta por 26 profissionais, incluindo um supervisor, além de três equipamentos dedicados: um munck, um truck e uma carregadeira.

Hoje a operação logística usa o SAP do cliente, mas a Infotec Brasil pretende implantar um WMS (Warehouse Management System) com automatização das NFe (Notas Fiscais eletrônicas) e outras inovações para otimizar ainda mais a operação e melhorar a acurácia do inventário. Irá também aprimorar os processos, fazendo uma revisão nos procedimentos atuais e implementando as melhores práticas para aumentar a eficiência da operação logística.

Resultados Alcançados

Durante a execução do contrato, a Infotec Brasil trouxe muitos resultados e ganhos.

Hoje o cliente faz o controle operacional onde pode estrategicamente definir e alocar recursos, enquanto o supervisor da Infotec Brasil na operação acompanha a equipe, cuidando da operação diária, horários das entregas, quais itens serão entregues, etc. Além disso, a implementação do 5S e melhorias na organização operacional ajudaram a aumentar a eficiência do armazém.

Antes, o cliente estava cotando alugar um espaço adicional de 9 mil m² para realizar o armazenamento de produtos, pois sua área de 16 mil m² era insuficiente para trabalhar com as necessidades da empresa da forma desorganizada como estava. No entanto, com a implementação do 5S e as otimizações feitas pela Infotec Brasil, a área de 16 mil m² se tornou suficiente para atender as necessidades atuais, e a empresa não precisou contratar outro espaço para armazenamento, o que gerou uma economia significativa.

A operação logística executada pela Infotec Brasil controla em torno de 11 mil SKU’s, e são entregues cerca de 200 itens por dia às linhas de produção. Com a implantação do WMS, o cliente espera controlar ainda mais eficientemente seus estoques e movimentações, gerando ainda mais ganhos em eficiência e redução de custos.

Receba conteúdos exclusivos com as Melhores Práticas do Mercado

Artigos Relacionados