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Case de Sucesso – Apoio à Gestão da Manutenção em Refinaria

Nosso cliente é uma refinaria de lubrificantes e derivados de um grande grupo do segmento de Óleo e Gás.

O Desafio

Nosso cliente possui um departamento responsável pelo planejamento e controle das manutenções realizadas na refinaria.

A falta de pessoal gerou um passivo muito alto de vistorias de campo e de ordens de serviço, acumulando mais de 3 mil Ordens e/ou Notas sem os tratamentos devidos, além de diversos serviços de manutenção terem sido realizados sem a abertura de ordens, dificultando o acompanhamento das pendências.

Era preciso contar com um apoio para organizar e regularizar as atividades de controle de manutenção. A Infotec Brasil foi contratada para apoiar o gerenciamento, planejamento, fiscalização e organização desses processos.

Nossa Solução

A Infotec Brasil forneceu 11 profissionais para atuar no planejamento e operação das atividades de manutenção:

  • 3 Planejadores operacionais de campo – especializados na operação da planta;
  • 3 Planejadores de serviço de rotinas especializados em elétrica, mecânica e caldeiraria;
  • 2 Planejadores de parada;
  • 1 Profissional de materiais e serviços;
  • 1 Técnico de segurança.

Um operador de campo da Infotec Brasil realizava e/ou recebia as inspeções. Quando constatava um problema ou anomalia, como um vazamento ou falha, abria uma nota de serviço para acionar a manutenção. Essa nota era encaminhada para um planejador de rotina da Infotec Brasil, que avaliava a criticidade do problema e vinculava uma Ordem para a execução do serviço. Esse planejador realizava então o tratamento de SMS, mapeando os riscos envolvidos e elaborando os documentos relacionados à liberação do serviço.

Após esse planejamento inicial, a demanda era repassada para a empresa terceirizada designada para executar o serviço. Essa empresa realizava então um planejamento complementar no qual quantificava os materiais necessários para a realização do serviço e a equipe especializada de manutenção, além de outros aspectos técnicos e/ou de segurança.

Completado o planejamento, o serviço de manutenção era programado e executado pela empresa terceirizada, de acordo com o plano elaborado. Antes, durante e após a realização do serviço, a equipe da Infotec Brasil fiscalizava o andamento e o resultado, verificando se estava em conformidade com a solicitação e encerrava o processo com a finalização da ordem em aberto.

Resultados Alcançados

Quando o contrato foi iniciado os índices de atendimentos estavam abaixo de 90%, o cliente não tinha uma visibilidade confiável de quantos e quais serviços ainda precisavam ser realizados, possuía algo em torno de 3 mil ordens de serviços em aberto e diversos serviços tinham sido executados sem emissão de ordem.

Após a Infotec Brasil assumir as atividades, organizou os processos necessários demandados pela coordenação do cliente, implantando os controles necessários e monitorando de perto indicadores, garantindo assim um índice de atendimento aceitável, conforme as melhores práticas do mercado.

Como resultado, os índices de atendimento passaram a ficar acima de 95%, a quantidade de ordens de serviço em aberto sob a responsabilidade da equipe da Infotec Brasil caiu de mais de 3.000 para menos de 350 e, na medida que o passivo dessa demanda foi sendo tratado, o cliente passou a ter maior controle e visibilidade sobre as atividades de manutenção da refinaria.

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