Blog

Controle de Qualidade x Fiscalização de Obras

Por Augusto César Loureiro

A evolução dos conceitos de qualidade dentro da construção civil tornou a fiscalização de obras um serviço essencial para garantir que o projeto seja executado conforme especificado. Cabe ressaltar que essa fiscalização tem um papel de interlocução entre os diversos interesses dos agentes envolvidos no processo.

Fiscalização de Obras

Com a finalidade de se evitar as falhas, deve-se ter como prática inicial promover um bom planejamento e gerenciamento do projeto. Assim podemos prever e mitigar situações adversas sem comprometer a operação e diminuir ao máximo o dano que pode ser causado por “imprevistos”.

Com o surgimento da terceirização de serviços, o papel de fiscal de obras ganhou uma importância muito grande, pois representa a figura que tem a responsabilidade de garantir que o serviço seja entregue conforme contratado.

A Qualidade na Construção Civil

Algumas especificidades da obra impossibilitam a utilização de regras e ferramentas de qualidade que comumente são aplicadas na indústria, tais como:

  • Execução de produtos únicos e não em série, com produção centralizada; 
  • A construção em uma indústria sem endereço fixo (nômade);
  • Utilização de profissionais pouco qualificados; 
  • Ser uma indústria com grande inércia ao que se refere às mudanças; 
  • Produto muitas vezes único na vida do usuário; 
  • Responsabilidades dispersas e pouco definidas; 
  • Grau de precisão do trabalho muitas vezes menor.

    A execução de um projeto de edificação requer do gestor certos conhecimentos específicos, fazendo com que profissionais experientes em outros segmentos tenham dificuldades para gerenciar, executar e fiscalizar. Esses elementos, ocorrem de forma variável e podem acarretar as seguintes dificuldades:

    • Multiplicidade de detalhes executivos, nem sempre adequadamente detalhados; 
    • Diversidade de materiais de construção; 
    • Envolvimento de muitos personagens no processo construtivo, normalmente terceirizados, dificultando a elaboração dos projetos as built;
    • Etapas construtivas que dificultam o planejamento operacional e o cronograma geral.

    Deve-se lembrar ainda que em cada local de construção existem particularidades que interferem no grau de complexidade dos projetos executivos e consequentemente na maior dificuldade para execução e fiscalização de uma obra de edificação. 

    Qualidade das Edificações

    Com a mudança no pensamento do mercado e dos diferentes setores da construção civil, a necessidade de atender demandas cada vez mais específicas e complexas se torna mais evidente. Com isso, o ramo de edificações também precisou se adaptar, tentando minimizar as falhas para conceber o projeto com máxima qualidade, no menor custo e tempo.

    Nesta busca foram adotados diversos instrumentos, sendo um deles o ciclo PDCA (Plan+Do+Check+Act), uma das principais ferramentas utilizadas na adequação e implantação do sistema de qualidade, desde o planejamento até a execução de serviços e processos da construção. Dessa maneira é possível inspecionar as atividades, agir corretivamente em caso de não conformidade e padronizar os procedimentos de ação, de verificação e de treinamento dos operários, para realizar as atividades dentro dos padrões estabelecidos. 

    Visando manter a empresa mais estável com relação à qualidade que oferece aos clientes, é de extrema importância manter e guardar as informações dos procedimentos de execução e fiscalização de cada serviço, além de documentos que poderão permitir uma futura certificação da empresa junto às normas ISO 9000.

    A Fiscalização de Obras

    Nos processos de execução de uma obra podemos seguir inúmeros caminhos para chegar aos resultados esperados e alguns desses pertencem ao escopo dos serviços no contrato, cabendo ao responsável pela fiscalização conferir se estão sendo seguidos e respeitados.

    Contrapondo-se a isso, existem atividades em que o processo pode ser flexibilizado, desde que se chegue ao resultado estabelecido no projeto. Neste momento, se torna de suma importância a figura do fiscal da obra, pois cabe a ele avaliar se o desenvolvimento do produto final está acontecendo dentro das técnicas necessárias e de acordo com o previsto.

    A fiscalização de obras é parte fundamental para que os requisitos de qualidade do empreendimento sejam cumpridos, interferindo nas atividades de forma única e mantendo registro do desenvolvimento de cada uma delas. O profissional que realiza esse serviço tende a possuir uma postura de interlocutor e de gestor no projeto, não só na fase de execução, mas também nas fases posteriores, como na garantia do serviço.

    A Infotec Brasil pode ajudar seu empreendimento com fiscalização de obras

    A Infotec Brasil oferece o serviço de Gerenciamento e Fiscalização de Obras e Projetos de Engenharia, que possibilita o acompanhamento completo do empreendimento e garante os melhores resultados na execução dos projetos, aderência ao cronograma e redução de custos, riscos técnicos e riscos ambientais.

    Receba conteúdos exclusivos com as Melhores Práticas do Mercado

    Artigos Relacionados