Blog

Case de Sucesso – Gestão de Embarcados

Veja como reduzimos perdas de um cliente internacional de petróleo e gás com uma excelente Gestão de Embarcados. Nosso cliente é uma empresa internacional de petróleo e gás. É composta por uma das equipes mais experientes do setor, na operação e modernização de ativos maduros de petróleo e gás.

O Desafio

Anteriormente a própria empresa tentou realizar a gestão de embarcados, porém encontrou grandes dificuldades em executar esse tipo de gestão.

A Infotec Brasil foi contratada para garantir a logística operacional para 5 unidades offshore, oferecendo ao cliente profissionais com know how em logística de pessoal, que trabalham diretamente na ferramenta de gestão de embarcados, ajudando a fazer todo o planejamento de transporte dos profissionais, desde a saída de sua residência, embarque nas unidades offshore e posteriormente o retorno para sua residência. 

Essa atividade é altamente complexa pois, caso ocorra uma indisponibilidade do colaborador, questões climáticas desfavoráveis (impedindo a decolagem das aeronaves), recomendações sanitárias dos órgãos competentes (trazendo complexidade na logística) e a operação seja interrompida, o cliente acaba tendo um prejuízo que pode chegar a mais de US$ 600 mil por dia.

Nossa Solução

As atividades desempenhadas pela Infotec Brasil envolvem desde o planejamento de pessoal para atendimento às demandas de bordo, comunicação entre o stakeholders e todo o processo logístico para garantir que o trabalhador se desloque em segurança de sua residência até a unidade de atuação. A maior dificuldade nessa operação é realizar um planejamento completo de médio a longo prazo, permitindo aquisições (transporte, estadias, alimentação) com antecedência, abrindo margem para negociação por volume e garantindo que ele seja executado com sucesso, mesmo sofrendo com imprevistos e situações adversas, como durante o período da pandemia.

Para executar a atividade, a equipe da Infotec conta com a melhor combinação de pessoas e tecnologias: são 10 profissionais altamente qualificados, com mais de 2 anos de experiência em logística de gestão de embarcados, além do uso de software especializado. A atuação é matricial, interagindo com diferentes áreas para garantir a segurança operacional (SMS, Treinamento, DP, dentre outras).

Resultados Alcançados

A Infotec Brasil realiza a gestão em média de 130 voos por mês, que atendem mais de 1.500 pessoas, entre colaboradores próprios do cliente e terceirizados, garantindo a disponibilidade dos profissionais para suas tarefas offshore, dentro das melhores práticas de otimização logística, segurança e saúde.

Graças ao trabalho da Infotec Brasil, a operação tem sido muito bem-sucedida, com redução de perdas, evitando no show de colaboradores por problemas logísticos que poderiam afetar o cliente e gerar prejuízos financeiros de centenas de milhares de dólares diários.  

Receba conteúdos exclusivos com as Melhores Práticas do Mercado

Artigos Relacionados