Por Nilson Cristiano Corrêa de Sá
A Fiscalização de Obras tem por objetivo controlar e supervisionar todas as etapas de uma construção, começando pelo projeto até a execução. A principal responsabilidade da fiscalização é o cumprimento dos prazos e custos previstos de todos os setores, diminuindo o retrabalho que é a principal causa dos atrasos e gastos extras numa obra.
O que é a fiscalização de obras?
Fiscalizar e supervisionar todas as etapas de uma obra, contribuindo para o sucesso do empreendimento. É uma atividade muito comum nos ramos da Arquitetura e Engenharia. A análise deve ser feita desde a concepção do projeto, passando por seu desenvolvimento até chegar ao fim de sua execução.
Uma fiscalização eficiente abrange tudo que envolve os serviços executados como: segurança, maquinários, administração, equipamentos e etc. A combinação sincronizada desses elementos pode otimizar os objetivos a serem alcançados.
Para o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), essa atividade tem como finalidade verificar se os serviços estão de acordo com as especificações previstas no projeto.
A regulamentação dessa atividade está prevista na Lei Federal 8666, focando sua importância no processo de administração e eficiência do uso dos recursos técnicos empregados por profissionais especializados.
Importância da fiscalização de obras
A fiscalização de obras é fundamental para potencializar o êxito de uma construção, principalmente no que se refere ao cumprimento dos prazos, evitando atrasos que comprometam os serviços e a entrega final. Outra vantagem é a garantia dos serviços e a redução de despesas sem prejudicar a qualidade da construção.
Com a fiscalização fica mais fácil seguir e obedecer todos os requisitos legais e garantir que tudo saia de acordo com o desejo do cliente, mantendo o orçamento dentro do previsto.
Importante frisar que com o acompanhamento adequado há uma diminuição dos impactos ambientais.
Qual é o profissional responsável?
Cabe ao fiscal de obras o papel de ser o profissional especializado responsável por acompanhar os serviços, fazendo todas as análises necessárias e corrigindo as falhas de modo a garantir um serviço final com qualidade. E para fazer esse acompanhamento é fundamental que ele esteja regularmente presente na obra realizando todos os procedimentos dele esperado, tais como: anotações dos serviços, organização de medições, cobrança do cumprimento do cronograma, etc.
Principais atribuições do fiscal de obras
- Organização
Apurar tudo que precisa ser feito, prevendo estimativas de prazo, custos e insumos, diminuindo os riscos.
- Obrigatoriedade
Deveres contratuais baseados no projeto e na legislação, exigindo o cumprimento do contrato.
- Acompanhamento
Presença constante no canteiro de obras, acompanhando todas as etapas do projeto.
- Anotações
Anotar tudo que acontece na obra, principalmente analisando o andamento e corrigindo os atrasos.
- Diretriz
Montar uma equipe qualificada e acompanhar o cumprimento das tarefas de forma a seguir o cronograma pré-estabelecido.
- Insumos
Cuidar para que não falte materiais e analisar a qualidade dos mesmos.
- Problemas
Antever possíveis problemas durante a execução do projeto e resolvê-los antes que prejudiquem o andamento da obra.
Conclusão do projeto
Ao término da obra cabe ainda ao fiscal verificar se tudo está dentro do especificado em projeto, aprovar os desenhos elaborados e se tudo estiver a contento poderá entregar a obra e lavrar o Termo de Recebimento Provisório. Após a correção de eventuais divergências o fiscal faz outra vistoria no local e assim pode lavrar o Termo de Recebimento Definitivo.
A Infotec Brasil
A Infotec Brasil realiza o acompanhamento de todo empreendimento, para que seja implementado com o maior desempenho possível, garantindo a qualidade da execução, a aderência ao cronograma e a redução de custos, riscos técnicos e riscos ambientais. Saiba mais sobre o nosso serviço de de Gerenciamento e Fiscalização de Obras e Projetos de Engenharia