Por: José Miranda
Levando em consideração que máquinas e equipamentos têm seus desgastes naturais, e que eles precisam ser corrigidos ou controlados, se faz necessário dar a devida importância para garantir um bom funcionamento desses ativos. Isso pode ser facilmente avaliado através de inspeções e planos de manutenção industrial preventiva e preditiva.
Uma empresa precisa garantir que os seus equipamentos estejam disponíveis e em condições adequadas de funcionamento para produzir. Quando isso não ocorre, elas podem amargar grandes prejuízos, tanto financeiros como em sua imagem, o que inclui uma baixa qualidade de produtos fabricados e disponibilizados no mercado. A boa notícia é que existe uma forma de minimizar esses transtornos. Para tanto, é preciso que sejam estruturados setores dedicados exclusivamente para elaborar “planejamentos e controles” com foco na manutenção de máquinas e equipamentos, compostos por profissionais qualificados, dedicados e preparados para este desafio.
E por que desafio?
Desafio sim, pois não se trata apenas de manter a disponibilidade ou corrigir uma falha nos equipamentos, é preciso criar planos, rotinas e análises, que irão prevenir falhas e desvios, isso demanda tempo e um bom know-how na área de planejamento e controle de manutenção, seja para analisar uma simples falha de lubrificação ou avaliar grandes problemas mecânicos, de instrumentação ou de automação. Como resultado das análises, pode-se prever ajustes nos procedimentos, como mudar a forma de operar, limitar rotatividades e fazer upgrades de equipamentos quando estes não são mais capazes de atender à demanda necessária.
As empresas, ao constatarem necessidades de manutenção, precisam reunir grupos multidisciplinares para tratar do assunto de forma adequada. Com o suporte da ferramenta PDCA, esses grupos devem elaborar documentos e procedimentos passando por diversas etapas, até um plano de manutenção ser consolidado, alocando os recursos humanos disponíveis por períodos semanais, quinzenais ou mensais.
Mas, afinal, o que é um plano de manutenção?
O plano contempla equipamentos classificados dentro das prioridades determinadas pela empresa, para serem mantidos por intervenções, sejam elas, conforme a classificação, preventivas ou corretivas, e dentro deste contexto, são previstos recursos materiais e humanos e como atuar na atividade com segurança, precisando para isso fazer análises de riscos, condições operacionais nos locais onde estão instalados os equipamentos e o tempo em que devem ser concluídas as atividades em cada momento de atuação dos profissionais de manutenção. Isso nada mais é que um roteiro a ser seguido com o objetivo de manter os equipamentos.
Grandes são os benefícios de existir um plano de manutenção, podendo-se destacar a disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos para produzir sem interrupções indesejadas para o processo fabril. Procedimentos, instruções técnicas e documentos técnicos dos equipamentos podem ser estudados para a ocasião do planejamento da atividade, bem como na sua execução, ajudando dessa forma a dirimir dúvidas que possam surgir durante a intervenção, devendo estar eles à mão em qualquer tempo para serem consultados.
Diversas disciplinas fazem o grupo ter uma visão ampla das atividades: operação, SMS, manutenção e planejamento são as principais, com elas podemos reunir informações importantes para então avaliar, planejar, gerar e executar os planos de manutenção, aliados aos recursos de SAP, aplicativos de avaliação de SMS e internet para que estejam todos interligados.
Os principais resultados a serem alcançados por um grupo de planejamento de intervenções são:
- Redução de custos;
- Diminuição de desvios e falhas nos equipamentos;
- Aumento da confiabilidade da planta, com mais equipamentos disponíveis;
- Elevação das expectativas de produção;
- Melhoria da segurança da operação;
- Maior vida útil dos equipamentos;
- Aumento da manutenibilidade.
E como podemos implementar o melhor planejamento possível?
Estando um grupo multidisciplinar montado, é preciso saber como será a rotina de planejamento, quais dados são importantes, quais setores parceiros devem ser envolvidos e em qual momento elaborar esse plano. Envolve orçamentos, engenharia, plano de produção e visita in loco dos equipamentos. Na elaboração do planejamento são gerados check-lists, matrizes de liberação dos equipamentos, análises de riscos, capacidades de atendimentos, etc.
Quando todos os setores da empresa estão envolvidos na manutenção dos equipamentos o resultado é a estabilidade na produção, menores desvios, maior qualidade e garantia de atendimento ao mercado e, por consequência, a longevidade operacional da empresa. A alta direção deve, portanto, fomentar a integração entre setores para que os objetivos sejam alcançados, gerando metas e acompanhando os índices de atendimento, tanto no planejamento como na execução propriamente dita.
Sendo assim, quando um grupo multidisciplinar atinge uma maturidade de excelência, os processos se tornam simples rotinas, abrindo inclusive oportunidades de rever metas para que sempre evoluem para um planejamento cada vez mais assertivo e efetivo, sempre buscando novos recursos e novas formas de atuar, e mantendo como premissa a segurança em todas as fases.
O cumprimento adequado de cada etapa é decisivo no plano de manutenção, para que se atinja um resultado efetivo na conservação dos equipamentos da empresa, garantindo assim uma alta performance da operação.
Portanto, fortalecer as equipes envolvidas e evitar rotatividades elevadas garantem a excelência e a consistência dos planos. É necessário capacitar e prover as ferramentas certas para um bom andamento das etapas, oferecendo às equipes a oportunidade de crescimento e maturidade.
Para concluir, os resultados obtidos com uma boa equipe de planejamento e intervenção garantem que os equipamentos tenham o seu melhor desempenho, elevando sua durabilidade, promovendo a garantia de uma produção de qualidade, com custos bem menores que deixá-los indisponíveis, e preservando a segurança dos envolvidos na operação das máquinas e equipamentos. Consegue-se, assim, reduzir a necessidade de substituições precoces de maquinários com custos elevados e longos prazos de reposição.
Conheça as soluções Infotec Brasil de planejamento e manutenção industrial.