Veja como a Energisa reduziu perdas de faturamento com a substituição do parque de medidores.
Fundada há mais de um século, a Energisa é uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. Ela fornece energia para aproximadamente 10% da população em mais de 800 municípios de diferentes regiões do país.
Diante da alta demanda de atendimento comercial do setor elétrico, onde em algumas localidades possuem milhões de consumidores, terceirizar serviços técnicos traz benefícios significativos: é possível manter a excelência na prestação de serviços, com ganhos de produtividade e atendendo às boas práticas determinadas pela legislação.
Dentre as principais atividades técnicas comerciais que podem ser terceirizadas no setor elétrico estão:
- Instalação e troca de medidores;
- novas ligações e religações de energia em residências ou comércios;
- cortes de fornecimento;
- recadastramento e inspeções nas unidades;
- leitura de consumo e entrega de conta.
O Desafio
Conforme o tempo de uso passa, a confiabilidade da medição diminui. Um parque obsoleto de medidores tem impacto direto na perda de energia e de faturamento de uma concessionária.
Em Bragança Paulista, uma cidade de 512.6 km² e mais de 170 mil habitantes, muitos medidores eram antigos, analógicos, e precisavam ser substituídos por medidores digitais modernos.
A tarefa era desafiadora pelo prazo de execução: trocar 4.200 medidores monofásicos, bifásicos e trifásicos residenciais em um prazo curto, com segurança e confiabilidade.
Em um serviço como esse, as equipes de campo precisam lidar com uma variedade de situações, como a ausência de responsáveis nos imóveis, identificações eventuais de fraudes e ligações clandestinas e argumentar com consumidores que questionam a troca, temerosos de um possível aumento na conta de luz. A postura e experiência dos profissionais e a capacidade de relacionar-se com os consumidores de forma adequada se mostram aspectos críticos para o sucesso da operação.
A Infotec foi contratada pela Energisa para realizar as substituições dos medidores analógicos antigos por medidores digitais.
Para isso mobilizou equipes de técnicos eletricistas, capacitados na norma NR10 e experientes na execução desse tipo de atividade e implantou uma base em Bragança Paulista, que foi utilizada como centro de controle, local para organizar os materiais, equipamentos e EPIs e despachar os serviços.
Além disso, a Infotec forneceu uma frota de serviço para deslocamento na cidade e celulares para uso com o software da concessionária, utilizado na roteirização, distribuição das ordens de serviço e registro da execução.
O projeto foi acompanhado por um supervisor local, responsável por monitorar a condução dos trabalhos, organizar os equipamentos, fiscalizar os procedimentos operacionais e de segurança em campo, aplicar DDS, avaliar a abordagem das equipes junto aos consumidores e fazer a interface operacional com a concessionária.
Além do supervisor local, a Infotec disponibilizou um experiente líder de projeto. Como parte do processo de gestão da Infotec, que preza pela proximidade com o cliente, foram realizadas reuniões semanais com colaboradores da Energisa, para planejamento, acompanhamento do andamento das atividades e identificação de oportunidades de melhoria.
Resultados Alcançados
A Infotec gerou um grande ganho de produtividade no processo: foram realizadas cerca de 60 trocas diárias, durante o período do contrato, superando em 20% a meta de 48 trocas por dia, o que levou a concessionária a ampliar a quantidade de medidores substituídos de 4.200 para cerca de 5.000.
Segundo estudos do setor elétrico, a substituição de um parque obsoleto de medidores pode reduzir em média 22% as perdas de faturamento.
A Energisa espera com essa ação diminuir os prejuízos decorrentes de falhas na medição da energia consumida e obter informações sobre as unidades consumidoras.
Como ganho adicional, a equipe Infotec detectou e sinalizou proativamente à concessionária situações de fraude/furtos de energia e necessidades de:
- Substituição de outros medidores obsoletos, quando encontrados;
- Manutenção na rede, como trocas de fiação;
- Substituição de disjuntores e de outros componentes.
Os resultados alcançados, graças à expertise, aos processos e ao modelo de gestão da Infotec Brasil, geraram alta satisfação para o cliente que, com o modelo validado, pretende expandir a parceria para outros serviços.