Blog

Gerenciamento e Fiscalização de Obras e Projetos de Engenharia

Por: Filippo Rodrigues

Um projeto de construção é um empreendimento complexo que requer a coordenação de muitas partes diferentes, incluindo arquitetos, engenheiros, empreiteiros e subempreiteiros. É responsabilidade da gestão e fiscalização de obras e projetos de engenharia administrar todas essas partes e certificar-se de que elas estão trabalhando juntas de uma maneira que resultará em um projeto bem-sucedido.

É composta por um conjunto de atividades e competências executadas em diferentes etapas e por profissionais com especializações diversas.

Planejamento

Na etapa de planejamento é onde são discutidos o desenho e a construção do projeto. Esse é o primeiro passo na gestão e fiscalização das obras. É muito importante ser feito para garantir que a obra seja concluída em tempo hábil, dentro dos custos estipulados e com a qualidade esperada. 

Envolve o desenhar todo o projeto e o processo de trabalho, como sequência de trabalho, alocação de tarefas, divisão de trabalho e assim por diante. E resulta em uma estimativa de materiais e mão de obra que é calculada com base nos desenhos de projeto. 

Nessa atividade são envolvidos os clientes, engenheiros, gerentes de projetos, arquitetos e diversos profissionais com capacitação para gerar a visão e construir o passo-a-passo de ações necessárias para alcançar o objetivo da obra.

Contratação

O processo de contratação ocorre antes que o trabalho seja iniciado. Inclui licitação, divulgação e contratação tanto das empreiteiras, subempreiteiras e aquisição dos materiais e equipamentos. Não é uma tarefa fácil – requer muito tempo para pesquisa e detalhamento.

Após a assinatura do contrato, o empreiteiro deve iniciar a mobilização e os trabalhos dentro do prazo estipulado. Garantir o treinamento e a execução dos procedimentos de segurança, saúde e meio-ambiente. O cliente também deve fornecer todas as informações necessárias ao empreiteiro para que ele faça bem o seu trabalho.

Fiscalização e Inspeção

A etapa de fiscalização é onde o projeto é verificado quanto à conformidade com as especificações e são feitas as correções necessárias. É um exame para determinar sua qualidade ou condição envolvendo a supervisão de todos os aspectos da construção, do início ao fim, ao longo das mais diversas etapas – antes, durante e após a construção, reforma ou reparo. Deve ocorrer pelo menos uma vez por mês ou após a ocorrência de qualquer evento importante. Se houver alguma alteração no plano, é necessário que ela seja comunicada imediatamente para que os ajustes sejam feitos em conformidade.

Podem ser realizadas internamente por gerentes aos quais foi delegada a responsabilidade pelo controle de qualidade em uma organização. Também podem ser realizadas por partes independentes, como inspetores contratados, pela empreiteira ou subempreiteira responsável da obra ou por uma empresa especializada terceira. 

Em qualquer caso, a fiscalização do trabalho deve ser feita pelo supervisor, que também pode ter a responsabilidade de gerenciar ou dirigir uma atividade específica. Relatórios diários de obras (RDO) devem ser apresentados ao fiscal para inspeção. É um resumo escrito do trabalho realizado por um trabalhador, bem como uma ferramenta de gestão que pode ser utilizada para fiscalizar o trabalho dos subordinados, combinando-o com a supervisão. Pode ajudar a entender o progresso do trabalho e fornecer feedback oportuno para melhorias. Deve conter as seguintes informações:

  • O nome dos envolvidos;
  • A data;
  • A hora em que o trabalho começou e terminou;
  • Que tipo de trabalho era;
  • O que e Onde foi realizado (por exemplo, no escritório) com as devidas evidências por foto ou vídeo; e
  • Quais ferramentas ou equipamentos foram usados.

O inspetor deve revisar todos os aspectos do trabalho e, em seguida, fornecer feedback para orientar o trabalho futuro.

Atualmente, tecnologias modernas são empregadas para facilitar a fiscalização. Um conjunto de câmeras portáteis 3D, RDO eletrônico, apontadores digitais, aplicativos mobile e muitas outras ferramentas permitem um processo de inspeção à distância com reduções de custo de deslocamento, administrativos e de gestão da operação e informação. Além de tudo, essas soluções e suas integrações com outros sistemas de planejamento diminuem o espaço para erro e ajudam na detecção de desvios com maior velocidade.

Gestão Físico-Financeira

A gestão Físico-Financeira é a atividade que faz a intermediação entre o plano e a realidade. Agindo sobre as compras, estimativa de custos, orçamento, pagamento e controle de custos. A gestão física inclui dirigir o trabalho dos trabalhadores e outros funcionários envolvidos na construção. A gestão financeira inclui o monitoramento das despesas em relação aos valores orçados.

É realizada por profissionais ligados diretamente à equipe de planejamento e com forte apoio de sistemas de gestão de projetos.

Avaliação AS BUILT

O estágio final é o AS BUILT, que exige a verificação do trabalho concluído para garantir que ele atende às especificações estabelecidas durante a fase de projeto. É um conjunto de desenhos que ilustram detalhadamente como o projeto foi construído. É necessário para que todos os envolvidos com o projeto saibam o que foi realizado e o que ainda precisa ser trabalhado.

Empresas Especializadas em Gerenciamento e Fiscalização de Obras

A terceirização do gerenciamento de obras beneficia a empresa de várias maneiras. Ajuda a economizar tempo, dinheiro e recursos em projetos.

Nessa modalidade, a empresa contrata um contratado externo para gerenciar seus projetos. Isso pode ser feito por vários motivos, mas na maioria das vezes é feito porque libera a equipe da empresa para se concentrar em outras atividades, porque fornece acesso a conhecimentos que a empresa não possui internamente e para aumentar o nível de compliance.

A Infotec Brasil oferece o serviço de Gerenciamento e Fiscalização de Obras de Projetos de Engenharia com o maior desempenho possível, garantindo a qualidade da execução, a aderência ao cronograma e minimizando custos, riscos técnicos e riscos ambientais. Para conhecer mais sobre os nossos Serviços Especializados de Engenharia, clique aqui.

Receba conteúdos exclusivos com as Melhores Práticas do Mercado

Artigos Relacionados