Blog

Censo de iluminação pública e o período do COVID-19

Por Letícia Alves

O censo de iluminação pública (IP) é definido como o processo de levantamento de bens que constituem equipamentos para iluminação de estradas, praças etc. Com o objetivo de realizar um faturamento correto, possibilitando a recuperação da energia consumida, não faturada e minimizando perdas de energia. A atividade está passando por grandes mudanças, especialmente porque a pandemia motivou o aceleramento do uso da tecnologia e readaptações nas atividades elétricas.

censo de iluminação pública

 

Introdução

O setor de energia está passando por grandes mudanças, especialmente porque a pandemia motivou aumento no uso de tecnologias em diversas atividades elétricas, que visam a melhoria na produtividade, eficiência, qualidade e segurança, além da redução de custos e preservação dos recursos ambientais. 

Uma das atividades que mais contou com a aplicação da inovação foi o Censo de Iluminação Pública, que tem como objetivo realizar um faturamento correto, possibilitando a recuperação da energia consumida, não faturada e diminuição das perdas de energia. 

Conceito de censo de iluminação pública

Para entender o que é o Censo de Iluminação Pública, é imprescindível ter o conhecimento sobre iluminação pública (IP) e fornecimento de eletricidade.

Segundo resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Iluminação Pública (IP) é o serviço que provê claridade para os logradouros públicos, de forma periódica, contínua ou eventual. Atualmente, o faturamento é realizado principalmente por estimativa, permitindo que seja realizado sem medição.  

Já o fornecimento é realizado pelas distribuidoras de energia elétrica e fica a cargo do município responsável pela manutenção e ampliação de todo o parque. 

No mesmo contexto, o censo de IP é interpretado então, como o processo de levantamento de bens que constituem equipamentos para iluminação de estradas, praças, etc. 

Em um censo, além dos ativos, pode ser realizado o levantamento de outros atributos, onde o cadastrador passa de ponto a ponto e percorre todo o sistema de distribuição urbana, identificando erros nas potências das lâmpadas e reatores. É importante salientar que os atributos vão da necessidade de cada distribuidora.

Colocando a teoria em prática, o censo é feito normalmente com o levantamento dos atributos de IP e com a utilização de equipamentos que auxiliam nas atividades. Esses equipamentos vão desde máquinas fotográficas de alta qualidade, binóculos, sistema de georreferenciamento que fornecem diversos mecanismos de coleta, processamento e análise de informações com referência espacial, drones, e até mesmo o uso de veículos que fotografam, durante o seu deslocamento, os postes com câmeras especiais, enquanto softwares de inteligência artificial processam e interpretam as informações, fazendo o reconhecimento e a catalogação automática dos ativos.

Importância do Censo de Iluminação Pública

A realização de censo de IP é importante, pois:

  1. Possibilita a atualização de potências e perdas dos componentes do parque de IP;
  2. Garante o faturamento correto, regularizando a cobrança da energia consumida e não faturada;
  3. Permite a correção dos erros na medição para redução de perdas de energia.

Censo de iluminação pública no cenário de COVID-19 

No cenário pandêmico causado pelo Covid-19, o setor elétrico brasileiro precisou se adequar ao novo período econômico, de insalubridade e periculosidade mediante ao avanço da doença.

Logo foi necessário buscar medidas para reverter o cenário que parou o mundo. E providências foram tomadas para adaptação do “novo normal”, como, por exemplo:

  1. O replanejamento dentro da logística inicial, para o cumprimento de metas;
  2. Aplicação de novas tecnologias para assegurar a continuidade do trabalho;
  3. Adaptação para novos protocolos de segurança adotados pela OMS;
  4. Orientação e treinamento por parte da empresa para ajudar a equipe, além do fornecimento de EPIs e EPCs, específicos para o momento pandêmico.

    Apesar dos bloqueios em algumas cidades, as realizações das atividades de censo não tiveram paralisação, mas houve dificuldade de negociação e pagamento por parte dos municípios devido à redução de recursos e às eleições municipais eminentes. Outro desafio enfrentado foi no processo de fiscalização, onde a atividade precisou ser suspensa por um determinado período, para evitar possível contágio da doença.

 

Conclusão

Embora o cenário de pandemia tenha atingido direta ou indiretamente diversas áreas, no que tange à realização do censo, não foi necessária a paralisação das atividades. Porém, algumas ações de faturamento, procedimentos e resultados sofreram impacto, em conjunto com métodos que precisaram ser readaptados e cuidados intensificados. 

Independentemente do cenário que estivermos enfrentando, o principal objetivo será continuar realizando um serviço de qualidade, segurança, profissionais capacitados e com aplicação de tecnologias para melhorar a eficiência das atividades.

A Infotec Brasil oferece o serviço de Censo de Iluminação Pública, com os melhores processos, as mais avançadas tecnologias, os melhores profissionais e todos os equipamentos necessários para que a operação seja feita de forma segura. Para conhecer mais sobre os nossos Serviços Especializados de Energia, clique aqui.

Receba conteúdos exclusivos com as Melhores Práticas do Mercado

Artigos Relacionados