Por Francisco Marcelo de Lima
Com a crescente necessidade de adequação aos contratos, nos requisitos de SMS, caminha-se buscando melhorias para tornar eficiente o uso de EPIs por parte dos colaboradores. No meio marítimo essa demanda tem uma logística desafiadora, tratando-se de manter todos protegidos dentro do tempo necessário diante da dinâmica de embarques. Pensando nisso, serão criados Aplicativos para registrar demanda e fornecimento de EPIs, que integram os colaboradores em tempo real, para que seus propósitos sejam atendidos.
Os contratos offshore pedem excelência no requisito segurança, levando em conta a parte de treinamentos, em que o resultado é a qualificação do colaborador, expressada, de forma qualitativa, na execução das atividades. E ainda, uma contraprova na forma quantitativa, na qual a quantificação da qualificação é inversamente proporcional à quantidade de desvios, incidentes e acidentes ocorridos.
Dessa forma, a prestadora de serviços deve adotar a filosofia de uma busca incansável de manter em zero quaisquer acontecimentos que irão na contramão do SMS. Então necessita de uma fiel colaboração em todos os setores para que se elimine uma possível cadeia de erros, buscando excelência na prestação de serviços.
Nessa cadeia de erros, a última barreira a ser rompida antes do acidente é o EPI. Logo há a necessidade de se estar com esse utensílio em dia e sendo usado adequadamente. Assim, a fim de colaborar com essa conformidade, sugere-se a implantação de aplicativos com integração do colaborador para gerenciamento de EPIs.
Gerenciamento de EPIs
– A dinâmica da logística de embarque
Normalmente os contratos marítimos adotam, para os colaboradores, uma escala de 14 dias embarcados e 14 dias de folga. Assim, adota-se uma programação para duas turmas de colaboradores com dias de embarques, funções e EPIs diferentes. Isso revela-se complexo e exige uma sintonia apurada para a organização desse trabalho tanto para o embarcador, quanto para o responsável pelo setor SMS.
Além disso, levando-se em consideração ainda o cenário atual de pandemia, em que há quarentena, com isolamento prévio ao embarque e restrições para entrega de EPIs, torna-se mais complexa essa tarefa. Logo, o colaborador tem a incumbência de buscar estar em posse de todos os EPIs antes de embarcar, para que não incorra em dívidas quanto ao manuseio de EPI completo ou quanto ao uso desses itens desgastados, o que comprometeria a segurança do colaborador e dos trabalhos a serem desenvolvidos.
– A frequência de troca de EPIs
Os EPIs são garantidos pela empresa a todos os colaboradores, conforme sejam demandados para os serviços. Logo, são fornecidos tanto os EPIs básicos, que seriam iguais para todos, mudando apenas a numeração; quanto os EPIs específicos, de acordo com cada atividade.
Tais EPIs devem ser trocados periodicamente, considerando alguns fatores, como: validade, identificado pelo C.A.; desgaste; extravio; dentre outros. Para isso, basta que o colaborador esteja atento quanto a situação do seu EPI. Assim, ao notar que seus equipamentos estão necessitando serem substituídos, o colaborador deve buscar realizar isso com antecedência à data do seu embarque.
– Ponto para recebimento de EPIs
O fornecimento de EPIs é garantido ao colaborador na sede da Empresa, onde consegue repor esses itens antes da data do seu embarque. Há também a possibilidade de ser enviado ao hotel, onde o colaborador encontra-se em quarentena, desde que haja uma solicitação com antecedência. E ainda, poderá ser enviado para bordo pelo preposto ou ainda por meio de RT.
No entanto, esses dois últimos meios tornam-se mais complexos de serem executados, pelo fato de haver uma limitação de peso a ser levado na bagagem e pelo custo de envio pela empresa, respectivamente. Então o cenário mais adequado é que todos recebam seus EPIs antes de embarcar e utilizem essas últimas opções como uma exceção.
– Logística e programação de embarque
A programação de embarque é repassada aos colaboradores dias antes do isolamento, sendo possível que em tempo hábil se comunique com o SMS e agende o recebimento de seu EPI.
Vale salientar que há uma atenção especial aos que entram em isolamento nos sábados e domingos, pois não contam com a primeira opção, que seria buscar na sede da empresa o próprio EPI. Nesse caso, os colaboradores devem se antecipar e solicitar ao SMS que os envie para o hotel, onde estará hospedado.
Quanto aos demais, devem ficar atentos a sua programação e reportar a necessidade de EPIs, imediatamente, para que sua demanda possa ser atendida a tempo.
– Gerenciamento de EPIs
O setor SMS é responsável pelo estoque e distribuição dos EPIs. Logo, diante da dinâmica das demandas por esses equipamentos, o setor necessita da colaboração dos interessados nos EPIs, para que consiga repor o estoque, em quantidade, tipo e numeração suficientes de cada item.
Assim, uma comunicação prévia, clara e amistosa, favorece a ambos, pois, por um lado, ajuda o Setor a cumprir com as demandas e, por outro, promove aos colaboradores o acesso a esses equipamentos em tempo hábil.
– Aplicativos para Gerenciamento de EPIs
Visando a melhoria na logística de recebimentos de EPIs, a implantação de aplicativos, que possibilite ao colaborador registrar suas necessidades quanto aos itens, numeração, quantidades, data e local para recebimento, resultarão num grande avanço para a segurança de uma maneira geral.
Esses aplicativos, em suma, seriam um banco de dados acessível a todos, em que cada colaborador teria seu cadastro e, sempre que considerasse necessário, atualizar seus dados e suas necessidades, intuitivamente, fazendo parte da sua rotina de trabalho.
Ainda, ao utilizar esses aplicativos, a cada reserva de equipamentos realizada, seguida da retirada desses itens, resultaria em pontos cumulativos para o usuário, que poderiam ser trocados por prêmios simbólicos, como forma de incentivo.
Esses aplicativos estariam integrados aos demais aplicativos da empresa, estimulando a qualificação da prestação de serviço de cada colaborador.
CONCLUSÃO
A comunicação clara e objetiva entre os colaboradores, tratando-se dos encarregados pelo fornecimento de EPIs e os receptores, torna mais motivante o cumprimento das responsabilidades de ambos. Aplicativos de gerenciamento de EPIs garantem agilidade no processo e evitam falhas de comunicação, visto que cada etapa do procedimento estará descrita e disponibilizada como opções aos colaboradores. A inovação como solução junto com uma proposta de melhoria, inclusive na celeridade e poder de escolha, traz um estímulo ao cumprimento e cuidado com a segurança, que é o maior patrimônio quando se fala em prestação de serviço.
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