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Melhorias Tecnológicas em SMS: Aplicativos para Gerenciamento de EPIs

Por Francisco Marcelo de Lima

Com a crescente necessidade de adequação aos contratos, nos requisitos de SMS, caminha-se buscando melhorias para tornar eficiente o uso de EPIs por parte dos colaboradores. No meio marítimo essa demanda tem uma logística desafiadora, tratando-se de manter todos protegidos dentro do tempo necessário diante da dinâmica de embarques. Pensando nisso, serão criados Aplicativos para registrar demanda e fornecimento de EPIs, que integram os colaboradores em tempo real, para que seus propósitos sejam atendidos. 

Os contratos offshore pedem excelência no requisito segurança, levando  em conta a parte de treinamentos, em que o resultado é a qualificação do  colaborador, expressada, de forma qualitativa, na execução das atividades. E ainda, uma contraprova na forma quantitativa, na qual a quantificação da  qualificação é inversamente proporcional à quantidade de desvios, incidentes e  acidentes ocorridos.  

APLICATIVOS PARA GERENCIAMENTO DE EPIS

Dessa forma, a prestadora de serviços deve adotar a filosofia de uma  busca incansável de manter em zero quaisquer acontecimentos que irão na  contramão do SMS. Então necessita de uma fiel colaboração em todos os  setores para que se elimine uma possível cadeia de erros, buscando excelência  na prestação de serviços.  

Nessa cadeia de erros, a última barreira a ser rompida antes do acidente  é o EPI. Logo há a necessidade de se estar com esse utensílio em dia e sendo  usado adequadamente. Assim, a fim de colaborar com essa conformidade, sugere-se a implantação de aplicativos com integração do colaborador para  gerenciamento de EPIs. 

Gerenciamento de EPIs

– A dinâmica da logística de embarque

Normalmente os contratos marítimos adotam, para os colaboradores, uma escala de 14 dias embarcados e 14 dias de folga. Assim, adota-se uma  programação para duas turmas de colaboradores com dias de embarques, funções e EPIs diferentes. Isso revela-se complexo e exige uma sintonia apurada  para a organização desse trabalho tanto para o embarcador, quanto para o responsável pelo setor SMS.  

Além disso, levando-se em consideração ainda o cenário atual de  pandemia, em que há quarentena, com isolamento prévio ao embarque e  restrições para entrega de EPIs, torna-se mais complexa essa tarefa. Logo, o colaborador tem a incumbência de buscar estar em posse de todos os EPIs antes  de embarcar, para que não incorra em dívidas quanto ao manuseio de EPI completo ou quanto ao uso desses itens desgastados, o que comprometeria a  segurança do colaborador e dos trabalhos a serem desenvolvidos. 

– A frequência de troca de EPIs 

Os EPIs são garantidos pela empresa a todos os colaboradores, conforme  sejam demandados para os serviços. Logo, são fornecidos tanto os EPIs  básicos, que seriam iguais para todos, mudando apenas a numeração; quanto  os EPIs específicos, de acordo com cada atividade.  

Tais EPIs devem ser trocados periodicamente, considerando alguns  fatores, como: validade, identificado pelo C.A.; desgaste; extravio; dentre outros.  Para isso, basta que o colaborador esteja atento quanto a situação do seu EPI.  Assim, ao notar que seus equipamentos estão necessitando serem substituídos,  o colaborador deve buscar realizar isso com antecedência à data do seu  embarque.  

– Ponto para recebimento de EPIs 

O fornecimento de EPIs é garantido ao colaborador na sede da Empresa,  onde consegue repor esses itens antes da data do seu embarque. Há também a  possibilidade de ser enviado ao hotel, onde o colaborador encontra-se em  quarentena, desde que haja uma solicitação com antecedência. E ainda, poderá  ser enviado para bordo pelo preposto ou ainda por meio de RT.  

No entanto, esses dois últimos meios tornam-se mais complexos de  serem executados, pelo fato de haver uma limitação de peso a ser levado na  bagagem e pelo custo de envio pela empresa, respectivamente. Então o cenário  mais adequado é que todos recebam seus EPIs antes de embarcar e utilizem  essas últimas opções como uma exceção. 

– Logística e programação de embarque 

A programação de embarque é repassada aos colaboradores dias antes  do isolamento, sendo possível que em tempo hábil se comunique com o SMS e  agende o recebimento de seu EPI.  

Vale salientar que há uma atenção especial aos que entram em  isolamento nos sábados e domingos, pois não contam com a primeira opção, que seria buscar na sede da empresa o próprio EPI. Nesse caso, os colaboradores devem se antecipar e solicitar ao SMS que os envie para o hotel, onde estará  hospedado. 

Quanto aos demais, devem ficar atentos a sua programação e reportar a  necessidade de EPIs, imediatamente, para que sua demanda possa ser atendida a tempo.

– Gerenciamento de EPIs 

O setor SMS é responsável pelo estoque e distribuição dos EPIs. Logo,  diante da dinâmica das demandas por esses equipamentos, o setor necessita da  colaboração dos interessados nos EPIs, para que consiga repor o estoque, em  quantidade, tipo e numeração suficientes de cada item.  

Assim, uma comunicação prévia, clara e amistosa, favorece a ambos, pois, por um lado, ajuda o Setor a cumprir com as demandas e, por outro, promove aos colaboradores o acesso a esses equipamentos em tempo hábil.  

– Aplicativos para Gerenciamento de EPIs 

Visando a melhoria na logística de recebimentos de EPIs, a implantação  de aplicativos, que possibilite ao colaborador registrar suas necessidades quanto  aos itens, numeração, quantidades, data e local para recebimento, resultarão  num grande avanço para a segurança de uma maneira geral.  

Esses aplicativos, em suma, seriam um banco de dados acessível a todos,  em que cada colaborador teria seu cadastro e, sempre que considerasse  necessário, atualizar seus dados e suas necessidades, intuitivamente, fazendo  parte da sua rotina de trabalho.  

Ainda, ao utilizar esses aplicativos, a cada reserva de equipamentos realizada, seguida da retirada desses itens, resultaria em pontos cumulativos para o usuário, que poderiam ser trocados por prêmios simbólicos, como forma  de incentivo.  

Esses aplicativos estariam integrados aos demais aplicativos da empresa,  estimulando a qualificação da prestação de serviço de cada colaborador. 

CONCLUSÃO 

A comunicação clara e objetiva entre os colaboradores, tratando-se dos  encarregados pelo fornecimento de EPIs e os receptores, torna mais motivante  o cumprimento das responsabilidades de ambos. Aplicativos de gerenciamento  de EPIs garantem agilidade no processo e evitam falhas de comunicação, visto  que cada etapa do procedimento estará descrita e disponibilizada como opções  aos colaboradores. A inovação como solução junto com uma proposta de  melhoria, inclusive na celeridade e poder de escolha, traz um estímulo ao  cumprimento e cuidado com a segurança, que é o maior patrimônio quando se  fala em prestação de serviço.

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