Por Márcia Maracajá
Com o surgimento da Covid-19 e a necessidade de minimização da contaminação, o Brasil teve seu modo de trabalho adaptado para que não houvesse a interrupção total das atividades econômicas do país. Com essa nova realidade, o home office, que já era normal em algumas empresas, mas em menor escala, veio como uma alternativa não só de prevenção, mas também como um modelo mais econômico de operação para as empresas. Mas, como se adaptar a essa realidade uma vez que o Brasileiro ainda não tinha essa cultura de trabalho? Como manter a saúde mental e física e a ergonomia? Esses serão alguns pontos abordados nesse artigo sobre Gestão de SMS no Home Office.
O Brasil adotou em meados de março de 2020 o home office ou teletrabalho, a fim de reduzir as chances de contaminação por Covid-19. De acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), 43% das empresas brasileiras adotaram o regime de trabalho à distância, total ou parcial, desde abril de 2020. Devido a essa nova realidade do formado de trabalho, a área de SMS precisou se reinventar para manter esse controle, e é nesse ponto onde a gestão de segurança operacional necessitou de um forte apoio de todas as áreas.
Como a gestão de segurança operacional auxilia a área de SMS no home office?
A segurança do trabalho e a saúde ocupacional são áreas complexas de gerenciar em qualquer empresa, ainda mais em teletrabalho. Para auxiliar os líderes a organizarem todo esse operacional com mais segurança e promovendo a saúde, a Gestão de SMS no Home Office (Saúde, Meio Ambiente e Segurança), que busca gerenciar os riscos ambientais para promover a saúde e a segurança dos colaboradores minimizando acidentes de trabalho em todos os cenários, precisou prever riscos que antes não eram tão frequentes. Mas, como fazer isso uma vez que seus colaboradores estão em suas residências sem uma supervisão e garantir a ergonomia correta para manter o seu bem-estar? Como minimizar os riscos de acidentes domésticos?
Foi necessário realizar treinamentos, enviar comunicados, estabelecer canais de comunicação para emergências e medidas protetivas, a fim de evitar doenças ocupacionais e acidentes do trabalho, minimizando, assim, os possíveis riscos de responsabilizações no âmbito trabalhista.
Algumas iniciativas que as empresas desenvolveram nesse sentido:
- Envio de informativos periódicos sobre saúde ocupacional;
- Elaboração de pesquisas semanais sobre como anda a saúde física e mental dos colaboradores;
- Disponibilização de meios de apoio e atendimentos online para problemas emocionais, além de orientações de primeiros socorros em casos de emergência;
- Estabelecimento de canais de comunicação que facilitam a chegada das informações de desvios às áreas de SMS;
- Realização de reuniões e envio de alertas sobre acidentes e casos emocionais, com orientações de como evitá-los. Essa prática utiliza casos ocorridos como exemplo para os demais membros da companhia;
- Criação de planos de incentivo às boas práticas ergonômicas, com o intuito de incentivar seus colaboradores e conscientizá-los de sua reponsabilidade individual.
As informações devem ser comunicadas na organização por meio de treinamentos e documentos informativos sempre atualizados. Ao manter os trabalhadores cientes dos cuidados preventivos, a empresa se resguarda de possíveis ações trabalhistas, caso o funcionário desenvolva algum problema de saúde durante o período de teletrabalho. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu capítulo II, artigo 75-E, confere ao empregador a responsabilidade por instruir claramente o empregado sobre precauções contra doenças e acidentes do trabalho. Assim, caso a companhia não cumpra com essa obrigação, poderá ser responsabilizada juridicamente, “se constatado que a doença foi desenvolvida por más condições de trabalho durante o período de teletrabalho”. Sabe-se que quem pode de fato garantir que todas essas orientações serão cumpridas são os próprios colaboradores, então como eles podem não só cumprir as orientações, mas também auxiliar nesse controle?
Veremos a seguir algumas dicas que os colaboradores podem seguir para auxiliar que o resto da equipe também tenha atitudes responsáveis:
- Compartilhar em seus grupos, como forma de reforço, as regras de SMS de sua empresa para ergonomia do teletrabalho, além de suas experiências pessoais (sejam exemplos de boas práticas ou alertas para prevenção/evitar a repetição dos desvios);
- Aplicar em reuniões o momento de segurança, abordando casos reais ou possíveis casos de acidentes e oferecendo orientações à manutenção do bem-estar (a repetição gera hábitos mais seguros);
- Comunicar à área de SMS todos os casos de desvios;
- Auxiliar na identificação de riscos, para mapeamento e tratamento pela empresa;
- Orientar os colegas sobre todas as informações que a empresa fornece.
Além disso, não custa lembrar alguns bons hábitos que os colaboradores devem manter durante o home office, que são fundamentais para preservar a saúde:
- Controlar seus horários de trabalho como se estivesse dentro da empresa (não trabalhar nem mais nem menos do que a rotina normal de um trabalho presencial);
- Ter um boa noite de sono, manter uma alimentação saudável e realizar caminhadas: é muito importante para diminuir o sedentarismo e aumentar a qualidade de vida, uma vez que, por conta do home-office, as pessoas estão se movimentado menos;
- Trabalhar sentado em uma mesa com boa iluminação e com postura correta;
- Fazer pausas regulares além de alongamentos;
- Manter-se hidratado e não se alimentar na frente do computador.Por fim, por mais que o trabalho home office seja desafiador, com essas orientações é possível manter a qualidade do suporte aos colaboradores e a colaboração deles nas boas práticas Gestão de SMS no Home Office, mesmo com o trabalho à distância.
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