Blog

Case: Censo de Iluminação Pública

A Infotec Brasil foi contratada por uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país, a ENEL, para realizar o inventário dos pontos do sistema de iluminação pública nas regiões de sua concessão e fiscalizar as ocupações nos postes das concessionárias.

Censo de Iluminação Pública

 

No Censo de Iluminação Pública, a Infotec Brasil fotografa os postes e cadastra de forma georreferenciada os equipamentos a eles ligados, como lâmpadas, reatores transformadores, semáforos, câmeras de monitoramento, pontos de fiscalização eletrônica, sinalização de faixa de pedestres, entre outros.

Esse serviço tem como principal benefício o aumento do faturamento por meio da atualização do cadastro do parque de Iluminação Pública (IP). Dessa maneira, é possível regularizar o consumo não faturado decorrente das ampliações ocorridas e não informadas pelas respectivas prefeituras, bem como a correção dos erros de identificação dos tipos e potências das lâmpadas e reatores.

O contrato fechado engloba a inspeção de cerca de 540 mil postes em diversos municípios e para executar o trabalho, a Infotec Brasil conta com carros de serviço e equipes completas de profissionais especializados, como cadastradores, além de gerentes operacionais e colaboradores para apoio administrativo e logístico.

As operações são realizadas com toda a segurança, com o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs). Técnicos de segurança experientes orientam os profissionais e fiscalizam os procedimentos para garantir que os riscos sejam minimizados e que acidentes sejam evitados.

Para garantir máxima eficiência ao trabalho, a Infotec Brasil utiliza um conjunto de tecnologias de apoio, como:

  •       Sistema para roteirização das equipes;
  •       Sistema de georreferenciamento;
  •       Celulares Smartphone para registro fotográfico e coleta de dados;
  •       Câmeras para monitoramento dos veículos;
  •       Equipamentos que captam a localização do poste precisamente.

A Infotec Brasil executa os processos com qualidade, eficiência e experiência na gestão e mitigação de riscos, minimizando acidentes e falhas, além de aumentar a produtividade das equipes de serviço e proporcionar excelência na gestão de ativos de energia. Isso é possível graças a um rigoroso acompanhamento de indicadores, assim como ao uso de tecnologias de gestão e operação.

Além desses serviços, a Infotec também oferece para distribuidoras de energia serviços técnicos comerciais, que incluem atividades como:

  •       Implantação e troca de medidores;
  •       Ligação nova;
  •       Corte e religação;
  •       Inspeção em unidades consumidoras;
  •       Leitura e entrega de conta.

 

Para saber mais sobre os nossos serviços especializados de energia elétrica e como podemos ajudar sua distribuidora a reduzir custos e maximizar a eficiência da sua operação, clique aqui!

Receba conteúdos exclusivos com as Melhores Práticas do Mercado

Artigos Relacionados

Categorias