Devido à complexidade que envolve as atividades, a gestão de embarcados se torna uma tarefa desafiadora para os profissionais responsáveis pela administração e os resultados dessa área ou função.
O ponto de partida para um bom gerenciamento está em compreender que será necessário equilibrar – com assertividade – a liderança técnica da equipe, a infraestrutura necessária para realização do trabalho, e boas tecnologias e metodologias para gestão logística de embarcados.
Além disso, ter capacidade de lidar com improvisos é um diferencial relevante.
Nossa experiência e interação com grandes empresas que necessitam de gerir tripulações ou mesmo equipes onshore nos deu visão acerca de desafios reais enfrentados no dia a dia, como:
- O aumento exponencial no número de horas de gestão, em tempo de e pós pandemia, de processos;
- Percepção de que o processo final está funcionando normalmente (“as pessoas embarcam”), quando, na verdade, há um custo elevadíssimo que pode estar escondido, gerado por absenteísmo, baixa performance, Burnout, baixo engajamento da equipe, entre outros;
- Custos visíveis (“não escondidos”), mas, por vezes, não percebidos em meio a intensidade do dia a dia, como aumento do custo de transporte por erros, remarcações, no-shows, cobranças de carros, quartos e voos que não foram usados, entre outros, que representam enorme volume de atividade adicional e “não-controlada”;
- Entre outros desafios.
Gestão de pessoas
Apesar da capacitação técnica ser imprescindível, as equipes não são homogêneas e mesmo que todos estejam qualificados – as aspirações pessoais e profissionais são distintas.
A gestão de embarcados de nacionalidades, crenças e experiências diferentes, vai demandar habilidade na forma de interagir e delegar as atividades. E para realizar um gerenciamento de excelência, é preciso transmitir com clareza os resultados esperados – mas, ratificando que respeito e empatia serão a base da comunicação.
A premissa deve ser integrar os membros e estimular o espírito de equipe. Contudo, demonstrar que o comprometimento individual é importante.
No processo de gestão de pessoas, atividades de mentoria com suporte avançado de sistemas tecnológicos, bem como treinamentos recorrentes aos profissionais e suporte dedicado, permitem o uso do sistema de forma plena e fluida, a redução de atividades manuais, maior automatização das tarefas e mais confiabilidade dos dados. Com isso, cada operador do sistema se torna um profissional de maior valor agregado e focado na atenção e cuidado ao usuário final do serviço de logística, o tripulante.
Logística de pessoas
Um dos maiores desafios da atividade de gestão de embarcados é garantir a adequada logística dos tripulantes, incluindo a mobilização e desmobilização de pessoal, de forma que a operação não seja comprometida. Nesse momento, o uso de tecnologias se tornou imprescindível, bem como de boas práticas em metodologias.
Na Infotec Brasil, por exemplo, unimos o pilar Tecnologia aos pilares Equipe Qualificada de Gestão e Metodologias, de forma a gerenciar:
- Movimentações logísticas de pessoal (nacionais e internacionais)
- Gestão de documentos e certificações
- Trocas de turmas
- Formação e reciclagem de tripulantes
- Ações motivacionais e de integração de equipes, entre outras.
Sem isso, por exemplo, atividades como substituições emergenciais de tripulação não aconteceriam em prazos de 6 à 8 horas, nem atividades de gestão e alocação de grandes volumes de profissionais, como temos feito para os principais operadores de FPSO no Brasil.
Segurança dos embarcados
Pode ser uma questão básica, mas acontece de a gestão acreditar que cada embarcado é responsável por sua segurança – pois certamente aprendeu isso nos diversos treinamentos exigidos.
Entretanto, como líder, o gestor tem uma coparticipação na segurança da equipe como um todo. Então, nunca será demais incentivar o uso correto dos materiais de EPI, vistoriando esses itens e analisando as condições de uso sempre que possível, garantindo o cumprimento das boas práticas e protocolos de segurança contra a covid 19, entre outras medidas.
Para nós na Infotec Brasil, repassar procedimentos de segurança e usar diferentes iniciativas e metodologias para maximizar a segurança de nossas equipes não é exagero e nem perda de tempo. Conheça nosso SMS Digital, iniciativa de apoio à segurança.
Máquinas, processos e procedimentos
Além da segurança individual e coletiva dos embarcados, uma gestão de excelência precisa ter o mapeamento dos processos e o detalhamento de procedimentos de cada função – e também em relação aos equipamentos, máquinas ou ativos.
O líder deve compreender todas as demandas do ambiente em que está trabalhando e ter uma visão macro de como as rotinas devem funcionar. Além do macro, é interessante que conheça detalhes técnicos – precisos – para que possa auxiliar com segurança qualquer embarcado que precise.
Em específico na gestão de logística de pessoal, uma função de Governança para dar suporte aos contratos firmados, bem como para mapear processos e entender as métricas e cálculos de execução de serviços nos contratos, são atividades de alta relevância, que otimizam operações e minimizam riscos diversos.
Além disso, a realização de uma análise de FTE e um estudo preliminar da operação podem possibilitar:
- Verificar o layout & workload da operação atual os gaps, riscos pessoais, de ativos e financeiros.
- Realizar análise e sugestão de aplicação de metodologia mais adequada com foco na melhoria de performance.
- Realizar análise e sugestão de automação dos processos, ou implementação de tecnologia, com foco em otimização de resultados e redução de custos e riscos operacionais.
A Infotec Brasil
Somos uma empresa de prestação de serviços de terceirização de processos (BPO) e de profissionais especializados. Com nossa oferta em Serviços Marítimos, atendemos aos maiores players de FPSO e Operadores em atividade no Brasil, com serviços de gestão logística e/ou alocação de mais de 1.000 profissionais especializados, através do melhor composto de tecnologias, metodologia e equipes Infotec Brasil.
Nossos diferenciais em Serviços Marítimos
- Temos grande portfólio de sucesso no Gerenciamento de Pessoas On & Offshore com auxílio de mapeamento das atividades e utilização de automação & treinamento constante em tecnologia;
- Somos responsáveis por toda logística que alcançará mais de 30 trocas de turma semanais – mais de 300 profissionais em mais de 35 unidades nas bacias de Santos e Campos;
- Realizamos a gestão de grandes times, garantindo compliance documental e de qualidade end-to-end;
- Somos responsáveis ponta a ponta pelo serviço, executando uma operação complexa com participação de várias áreas: possuímos dois grandes contratos com o mesmo escopo e backlog atual em mais de R$300.000.000,00.
Para saber mais informações sobre este serviço e falar com um de nossos especialistas, clique aqui.