Saiba quais os principais custos do processo de mineração e de que forma otimizar a relação entre custo e produtividade através de uma solução de BPO.
Dimensionar os custos do processo de mineração é fundamental para que a relação com a produtividade seja estabelecida de modo adequado. Principalmente porque esse processo apresenta uma enorme variabilidade, uma vez que os diferentes tipos de bens minerais possuem métodos de reaproveitamento específicos.
Nesse sentido, a implementação de um processo complexo, desde seu projeto, é uma tarefa que exige conhecimento técnico e experiência prática. Para iniciar essa trajetória, é necessário conhecer os diferentes custos operacionais envolvidos num processo de mineração.
Desse modo, é possível criar as melhores estratégias para que a empresa ganhe em desempenho e produtividade.
Quais os principais custos do processo de mineração?
No processo de mineração, são considerados custos operacionais todas as despesas relacionadas com o funcionamento da exploração. Estes podem ser classificados como custos diretos, indiretos e gerais.
Custos diretos
São aqueles proporcionais ao volume de produção. Como exemplo, há o custo com a mão de obra, quantidade de materiais, energia, água e demais insumos diretamente ligados ao processo de mineração. Assim, quanto maior for a produção, maior será o custo direto.
Custos Indiretos
Os custos indiretos não dependem do volume de produção e por isso não possuem uma variabilidade. Aqui, cabem as despesas administrativas, taxas, almoxarifado, vigilância, preparação e pesquisa, seguros, entre outros.
Custos Gerais
Dentro dos custos gerais do processo de mineração estão as seguintes despesas:
- Serviços de administração central: salários das equipes de engenharia e administração, material consumido, aluguéis, energia e comunicações, treinamentos, despesas de viagem, despesas médicas e outras despesas de pessoal;
- Comercialização: compreendem os salários das equipes de marketing e vendas, incluindo despesas com viagem, publicidade e comissões de intermediários, que se destacam nas negociações de exportação;
- Produção: no caso dos custos de produção, existe a necessidade de detalhamento estimado dos componentes principais, que são pessoal, material, peças, serviços terceirizados, taxas e impostos, energia entre outros itens necessários para o processo em si.
- Transporte: nesse caso, o custo depende do tipo de mineral explorado e beneficiado. Isso porque, em certos casos, a entrega é feita na própria mina, fazendo com que o transporte seja responsabilidade do comprador.
Como otimizar a relação custo x produtividade?
Uma pesquisa realizada pela KPMG International destaca os principais fatores a serem considerados pelas companhias de mineração para otimizar a relação custo x produtividade. Nesse sentido, implantar programas para reduzir despesas, sem tirar o foco da competitividade, é o grande desafio dos gestores do setor.
Aqui estão os nove pontos levantados pela consultoria:
- produtividade do trabalho;
- planejamento de produção integrada;
- gestão de ativos;
- gestão de energia;
- cadeia de suprimentos;
- serviços compartilhados e terceirização;
- modelo operacional;
- gestão da informação;
- cultura de redução de custos.
Conciliar todos esses fatores é fundamental para que o processo de mineração mantenha padrões elevados de qualidade, ao mesmo tempo que mantém a geração de lucros. Nesse sentido, implementar uma cultura de ações sustentáveis deve ser o passo inicial para o alcance das metas de produtividade e de redução de custos.
O BPO como solução para auxiliar as mineradoras
Ao elaborar um estudo de viabilidade econômica para implementação do projeto, é fundamental contar com a experiência de profissionais que já possuem conhecimento para quantificar e qualificar esses custos.
Desse modo, assim como destacado no sexto quesito acima, lançar mão de serviços compartilhados e terceirizados pode contribuir significativamente para a redução dos custos e o aumento da produtividade no processo de mineração.
Aqui, cabe destacar o quanto o BPO pode auxiliar essa estratégia. Uma empresa que forneça alternativas de Outsourcing para alocação de mão de obra, por exemplo, agrega uma série de benefícios para as mineradoras. Contudo, as facilidades entregues pelo BPO vão além.
A Infotec Brasil, por exemplo, está apta a entregar soluções de Supply Chain, logística, Owner’s Engineering (Engenharia do Proprietário) para estudo de viabilidade de projeto, entre outras alternativas de terceirização, que contribuem para o potencial competitivo da empresa.
Para saber mais informações sobre nossos serviços e falar com um de nossos especialistas, clique aqui.