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Papel da Gestão de transporte para pessoas, materiais e equipamentos nas organizações

Conheça os desafios para gestão, as Novas Tecnologias e como o BPO pode que auxiliar no Transporte de Pessoas, Materiais e Equipamentos das empresas brasileiras

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Anteriormente, era possível notar que quando se tratava de processos logísticos, toda a projeção e arranjo físico era notado como apenas uma área operacional, sem muito expressão e notoriedade.

Em contraste a isso, atualmente percebe-se a logística como um dos principais ativos para o sucesso das grandes empresas, demandando estratégias eficientes e estruturas fortificadas para atingir o sucesso de toda operação, mapeando e eliminando quaisquer intempéries que surgem com alta frequência no Brasil, seja no setor de armazenagem, distribuição ou até mesmo em prazos.

Os Desafios Logísticos nas Empresas brasileiras

No cenário brasileiro existem grandes e significativos desafios ligados à logística nas empresas, onde este ponto continua sendo delicado e pouco evoluiu nos últimos anos. Em contrapartida, a demanda de novas soluções em transporte cresceu exponencialmente, gerando mais um gargalo no setor produtivo brasileiro.

Abaixo, listamos os principais desafios da logística nas empresas:

1. Escassez de Profissionais qualificados

Os salários baixos, as longas jornadas de trabalho e a falta de plano de carreira para o setor prejudicam diretamente o interesse dos profissionais nas áreas de exatas pela logística, apesar da extensa possibilidade de cursos e capacitações no setor.Essa falta de profissionais qualificados é percebida tanto na gestão quanto na operação, criando um gap importante para as empresas.

2. Custos Operacionais Altos

Os custos operacionais são sempre um desafio para as empresas, mas especialmente na área de logística, o peso da carga tributária brasileira é sentido diretamente, seja no preço do frete ou do combustível.

3. Terceirização de Serviços Logísticas

Quando se fala em terceirização dos serviços de logística, temos um recurso poderoso em mãos, uma vez que este processo facilita e acelera os benefícios dentro de uma empresa.

No entanto, o desafio neste ponto está na procura por fornecedores de alta qualidade, para que não ocorra erros no processo de produto ou prazo, além da originalidade dos itens.

4. Organização no Espaço Físico

Quanto ao espaço físico, principalmente do estoque, é de suma importância se atentar para a localização e organização, fatores especiais, além da distribuição do espaço e o arranjo das prateleiras, partes que impactam no andamento do processo.

Para corrigir essa situação, o layout de armazenagem deve ser criado para assegurar a movimentação de carga, maquinários e funcionários de forma segura, auxiliado por tecnologias que facilitem a movimentação da carga dentro do estoque

O BPO e Sua Função na Logística das Empresas

O BPO (Business Process Outsourcing) é um termo em inglês que significa Terceirização de Processo de Negócios, um processo muito recorrente em empresas que desejam maximizar a eficiência de suas operações, sem precisar usar grandes volumes de recursos.

Para a logística, o BPO é a contratação de uma parceira para minimizar os custos logísticos, seja de pessoal, arranjo físico, transportes, equipamentos, tecnologia e outros

Dessa forma, é possível agilizar serviços e alcançar maiores benefícios, estabelecendo relações colaborativas com outras empresas.

Tecnologia e tendências na Otimização dos Processos em logística

Outro ponto importante está no uso de novas tecnologias que são capazes de auxiliar na gestão do transporte de pessoas, materiais e equipamentos para empresas dos mais diversos tamanhos

Ao trabalhar com as ferramentas de automação, uma empresa poderá produzir muito mais do que ao utilizar recursos manuais, tornando assim suas atividades mais eficientes e reduzindo custos operacionais, nos suportes gerenciais, administrativos e operacionais de uma empresa,

Abaixo segue uma lista das principais tendências, quanto à esse assunto:

1. Roteirizador de carga

Essa ferramenta auxilia as empresas de transporte de cargas fracionadas, as quais possuem a distribuição de produtos em diversos locais diferentes, trazendo vários benefícios, tais como: melhor planejamento de rotas de entregas dos produtos, otimizar o dimensionamento do tamanho do caminhão por meio do volume de carga, reduzindo custos, entre outros.

2. Sistema TMS

O Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS na sigla em inglês) é um tipo de software aplicativo voltado para o planejamento, controle e gestão de todos os processos relacionados ao transporte de cargas, trazendo benefícios como: manutenção da frota de veículos em boas condições, manutenção de preços competitivos e compatíveis com a concorrência, além de conquistar e manter clientes.

3. Rastreador da frota

O rastreador é um sistema utilizado para localização do veículo e tem como objetivo monitorá-lo em tempo real 24 horas por dia, por meio de serviços via satélite GSM/GPRS e radiofrequência, utilizando computadores, tablets e smartphones.

Os sistemas de rastreamento de frota aumentam a segurança do veículo e permitem que sejam enviados alertas e bloqueio de veículos, caso seja necessário.

Portanto, é notório que a gestão de transporte para pessoas, materiais e equipamentos se faz necessária dentro do setor logístico das grandes empresas, uma vez que, com a tecnologia, é possível ter uma otimização desses processos, reduzindo custos, tempos de transporte e energia para as empresas.

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