Entenda de que forma a gestão de SMS pode melhorar os processos da sua empresa, através das normas em segurança, meio ambiente e saúde do colaborador.
Dentro da área de Segurança do Trabalho, a gestão de SMS atua com o olhar voltado para a segurança, meio ambiente e saúde que envolvem as atividades laborais. Nesse caso, um sistema de SMS corporativo atua de forma preventiva, mitigando problemas e controlando desvios por meio do monitoramento constante dos processos, que é feito de maneira minuciosa e permanente.
Dentro de uma organização, o sistema SMS é responsável por inspecionar três pilares essenciais para a condução dos trabalhos:
- Segurança: assegura a proteção do colaborador através do cuidado com equipamentos e processos, de acordo com as normas regulamentadoras;
- Meio ambiente: atua na redução de poluentes e proteção da natureza, evitando ações prejudiciais ao ar, ao solo e à água;
- Saúde: promove ações voltadas ao bem-estar das pessoas dentro da empresa, assegurando condições de saúde física e mental.
Nesse sentido, a gestão de SMS deve receber uma atenção especial por parte dos gestores e líderes. Afinal, ao adotar um sistema qualificado e abrangente, fica assegurado o cumprimento das normas que envolvem os cuidados com segurança, meio ambiente e saúde.
Como a Gestão de SMS atua na melhoria dos processos?
A Gestão de SMS possui como objetivo integrar todos os processos voltados à segurança, meio ambiente e saúde. Assim como qualquer outro sistema integrado de gestão, o SMS visa facilitar o monitoramento e controle das atividades, para que se assegure o cumprimento dos requisitos legais.
Além disso, a melhoria dos processos e o acesso à informação em tempo real que um sistema integrado permite, ajudam a corrigir falhas rapidamente. Essa agilidade que a gestão de SMS proporciona auxilia na tomada de decisão e, consequentemente, otimiza todo o funcionamento da empresa.
Do mesmo modo, manter as atividades organizadas e controladas aumenta a produtividade e garante a qualidade dos processos. Afinal, quando o colaborador atua sob uma proteção adequada, seus níveis de satisfação aumentam e isso se reflete no trabalho.
Portanto, o resultado de uma gestão de SMS eficiente não trata apenas de manter a conformidade legal. Sobretudo porque ao aumentar a produtividade, a capacidade competitiva também cresce, fazendo com que a empresa se destaque no mercado.
Como a gestão de SMS atua na prática?
O SMS corporativo está centrado na diminuição dos impactos ambientais, na prevenção de acidentes de trabalho e na manutenção da saúde do colaborador. No entanto, para que essas três premissas sejam colocadas em prática, são necessárias uma série de atividades, como fiscalizações periódicas, auditorias, treinamentos, entre outros.
Portanto, uma empresa especializada em gestão de SMS é responsável por realizar as seguintes atividades:
- Dar suporte para elaboração e implementação das diretrizes e procedimentos operacionais na área de SMS;
- Oferecer consultoria para Análise de Risco;
- Dar suporte na implementação do sistema integrado de gestão de SMS;
- Adequar ativos e instalações ao sistema SMS;
- Acompanhar as métricas e resultados;
- Oferecer consultoria para adequar a gestão de SMS às normas regulatórias.
Vale ressaltar que um sistema de gestão qualificado é primordial e, para isso, é necessário que ele seja administrado de maneira adequada e profissional. Nesse caso, o BPO pode auxiliar esse processo, através de soluções técnicas, com metodologia e tecnologias adequadas feitas por empresas e profissionais altamente capacitados e especialistas na área de SMS.
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