Estudo da Oracle revela que 75% dos líderes de marketing e TI são “mais eficazes” devido à colaboração

          Para atender às crescentes necessidades em termos de tecnologias digitais, móveis e sociais em todo o mundo, os executivos de marketing e tecnologia da informação estão descobrindo que a colaboração entre pessoas, processos e tecnologias está levando a resultados mais eficazes.

          Para demonstrar como as empresas estão adotando a colaboração, a Oracle, em parceria com a Leader Networks e a Social Media Today, realizou um estudo executivo revelando oportunidades e obstáculos para os altos executivos de marketing e tecnologia trabalharem em colaboração a fim de agregar valor aos negócios. Os resultados da pesquisa destacam como as equipes de marketing e tecnologia estão cada vez mais trabalhando em conjunto.

          A pesquisa constatou que, apesar de tanto as organizações de marketing quanto as de TI citarem intensos benefícios comerciais da colaboração entre departamentos ainda há espaço para melhorias, mas a maioria dos entrevistados destaca que a cultura corporativa como a principal barreira.

          Os profissionais de marketing e os líderes de TI afirmam que suas funções estão evoluindo com maior ênfase em suas atividades empresariais por meio dos canais sociais. Ambos os grupos indicam que hoje já contam com a capacidade de colaborar de forma mais eficaz, reconhecendo a necessidade de desenvolver novas habilidades e contratar novos talentos para atender às crescentes demandas no atual cenário digital, móvel e social.

          Os entrevistados da aera de marketing mostraram-se mais propensos a relatar um maior nível de colaboração do que seus pares de TI.

          Apesar do crescimento da colaboração, apenas 36% dos entrevistados da área de marketing e 26% dos entrevistados de TI revelam que “frequentemente” colaboram uns com os outros nos projetos. Pouco mais da metade dos entrevistados de marketing e TI classificam seu nível de colaboração como “adequado”. Além disso, 16% dos entrevistados de TI afirmam que a colaboração com a área de marketing é “inexistente”.

          Poucos entrevistados afirmaram colaborar menos hoje em relação ao ano passado, sendo que 41% dos líderes de marketing e 38% dos de TI indicam um nível mais alto de colaboração.

          Mais de dois terços dos líderes de marketing e de tecnologia disseram que estão trabalhando de modo “mais eficaz” devido ao aumento da colaboração. Os benefícios relatados incluíram mensagens mais fortes e mais convincentes de marketing, aceleração do lançamento e da adoção dos produtos, redução dos custos dos projetos e melhor qualidade nos produtos e serviços.

          ”A colaboração em toda a empresa é um passo fundamental no caminho para torná-la pronta para as tecnologias sociais, alcançando resultados excelentes e demonstrando o valor aos profissionais de marketing e de TI”, disse Meg Bear, vice-presidente de grupo do Oracle Social Cloud.

          “Os resultados da pesquisa sugerem que ainda há espaço para melhorias e que as companhias estão conscientes da necessidade premente de colaboração. Na Oracle, temos o compromisso de ajudar nossos clientes a entrelaçar as capacidades sociais na estrutura de suas operações de negócios para que possam melhorar a colaboração, aumentar a eficiência e entregar valor real aos negócios”, ressalta.

          Fonte: Convergecom

          Deixe seu comentário

          Nome*

          Email* (não será publicado)

          Site