Gestão Documental ainda não é realidade no Brasil

          Recentemente a Enterprise Content Managemente Maturity Model (ECM3) divulgou que o Brasil está entre o nível 1 e 2 em regulamentação e melhores práticas da gestão da informação, em uma escala que vai do 1 a 5. “No Brasil 99% das empresas ainda estão no nível 1 e 2 na questão de gestão documental e a falta de cultura neste setor no país ainda é significativa”, disse Francis Safi, CEO da Lowcost.

          De acordo com uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PWC), um profissional perde até 50% do seu tempo de trabalho na busca por documentos extraviados, armazenados em locais errados ou simplesmente que não existem mais. “Com a gestão documental corporativa é possível aumentar a produtividade dos funcionários em até 200 horas”, explica Safi.

          Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD), os gestores gastam quatro semanas por ano procurando informações. Além disso, a Associação revela que cerca de 37% das cópias impressas nas empresas são desnecessárias.

          Para o executivo, o termo sustentabilidade contribui bastante para colocar em prática a gestão documental. “O vai e volta de documentos pode ser simplificado por uma digitalização e com isso é possível diminuir do uso do papel. Diante deste cenário, as empresas param de tirar cópias e reduzem drasticamente os seus malotes”, argumenta.

          “É assustador o número de documentos que guardamos”, disse Safi. No Brasil , as empresas possuem cerca de 400 tipos de documentos e empresas listadas na bolsa ultrapassam a marca de 500. “Precisamos entender que a gestão documental é sinônimo de ganhar tempo e também aumentar o lucro das empresas”.

          Para finalizar o executivo ressalta que a empresa pretende conquistar um crescimento de 35% em seu faturamento nos próximos três anos. “Em 2014 queremos implantar fluxos em mais de 50 empresas e a ideia é colocar cada vez mais fluxos”, finaliza.

          Fonte: Ecofinanças

          Deixe seu comentário

          Nome*

          Email* (não será publicado)

          Site