O que é o outsourcing especializado

O outsourcing especializado pode ser muito positivo para o funcionamento da sua empresa. Mas você sabe o que isso significa? É mesma coisa que a terceirização? Neste artigo, responderemos essas e outras dúvidas sobre o assunto. Dessa forma, você irá entender o que é o outsourcing especializado e por que ele pode contribuir muito para seu negócio. Continue lendo para saber mais.

O que é o outsourcing especializado

Fonte: ShutterStock

Entendendo o que é o outsourcing especializado

Outsourcing é uma palavra que vem do inglês e que significa “fonte de fora”. No mundo empresarial, esse termo se refere à utilização de mão de obra externa como estratégia de negócios. Um outsourcing especializado, portanto, seria a contratação de mão de obra externa especializada em uma área. Constituindo-se, então, por trabalhadores qualificados.

Desse modo, é possível observar que o outsourcing especializado normalmente diz respeito a tarefas que não são desempenhadas dentro da empresa, ou que fogem muito da proposta da empresa em questão. No entanto, ainda há uma demanda para a execução dessas tarefas. É daí que surge a necessidade da contratação de uma mão de obra externa.

Isso significa que o outsourcing especializado com frequência inclui tarefas relacionadas à administração da empresa. Entre essas tarefas, podemos citar a contabilidade, a tecnologia da informação (TI), o marketing digital, os recursos humanos e diversas outras funções.

O outsourcing é o oposto do insourcing, que é a utilização de mão de obra interna, ou seja, o funcionamento típico da maioria das empresas. Uma nova contratação em uma equipe, portanto, funciona como uma prática insourcing, já que a mão de obra interna se expande para incluir uma nova pessoa para executar uma tarefa. Já no outsourcing, essa tarefa é delegada a um profissional ou a um grupo de profissionais de fora da empresa.

A diferença entre o outsourcing especializado e a terceirização

Diante dessa definição, você pode concluir que o outsourcing especializado é a mesma coisa que a terceirização de serviços. No entanto, existem algumas diferenças entre esses conceitos.

A palavra-chave, aqui, é “especializado”. Isso porque a terceirização normalmente engloba serviços gerais, como limpeza, transporte ou segurança. Já o outsourcing especializado é voltado apenas para tarefas administrativas, muitas vezes burocráticas, que se relacionem diretamente ao funcionamento da empresa.

Vantagens do outsourcing especializado

Agora que você já sabe o que é o outsourcing especializado, é hora de se perguntar se ele é uma boa pedida para o seu negócio. Por isso, vejamos algumas das vantagens desse modelo de contratação.

Redução de riscos

Quando se opta pelo outsourcing especializado, você está contratando uma empresa especialista no setor em questão. Desse modo, os riscos da operação são reduzidos de forma significativa, pois você garante que esse procedimento será realizado por profissionais da área.

Além disso, optar pela mão de obra externa elimina a necessidade da criação de um setor interno para lidar com a tarefa. Isso significa que você não precisa fazer um investimento na criação de um novo departamento, reduzindo os custos e os riscos da empreitada.

Otimização de tempo

Ao contratar mão de obra externa e especializada, a empresa garante uma disponibilidade maior dos seus funcionários, que podem focar em seus próprios setores, sem ter que se preocupar com outras questões. Dessa forma, o tempo é otimizado.

Aumento de produtividade

Ao otimizar o tempo que seus funcionários tem disponível, a produtividade da empresa aumenta. Além disso, também há a eficiência dos profissionais especializados a ser levada em conta, garantido um alto nível de produção para as tarefas delegadas.

É possível concluir, portanto, que o outsourcing especializado pode ser muito benéfico para a sua empresa. Assim, vale a pena procurar uma empresa confiável, como a Infotec Brasil, para a terceirização de serviços administrativos. No mercado há mais de 30 anos, a Infotec garante a excelência em todos os seus serviços. Visite o site da empresa para saber mais.


0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*