Segurança, meio ambiente e saúde para empresas de energia

Você sabe o que é um sistema SMS? Compreender essa sigla é crucial para entender qual é a importância de elementos como segurança, meio ambiente e saúde para empresas de energia. Afinal, é nesse tipo de sistema que esses fatores normalmente estão inseridos. Por conta disso, vamos falar sobre como saúde, segurança e meio ambiente atuam na área das empresas de energia.

Segurança, meio ambiente e saúde para empresas de energia

Fonte: ShutterStock

O que é um sistema SMS

Um sistema SMS é, na área de segurança do trabalho, um sistema integrado de gestão, também é conhecido pela sigla SIG. Esse é um sistema que busca gerenciar e administrar todos os elementos relacionados a determinados setores da empresa. E, dessa forma, administrá-los em conjunto (daí a integração).

No caso de um sistema SMS, os elementos englobados no sistema são segurança, meio ambiente e saúde. E, eles são fatores essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Apesar disso, muitas pessoas não sabem bem a que eles se referem. Especialmente dentro do ambiente de trabalho. Vejamos, então, um por um:

  • Segurança: Item voltado para assegurar a proteção e a segurança do funcionário durante a realização dos procedimentos necessários. Além disso, refere-se também à garantia da integridade e segurança de equipamentos utilizados e processos realizados.
  • Meio ambiente: Item voltado para minimizar o impacto das atividades da empresa nos elementos da natureza, como água, ar ou solo. Voltado para a proteção da fauna e da flora sem afetar a produtividade da empresa.
  • Saúde: Item voltado para garantir o bem estar mental e físico dos funcionários. A saúde dos trabalhadores é essencial para o bom funcionamento dos processos e o crescimento da empresa.

Entendendo o significado de segurança, meio ambiente e saúde para empresas de energia

Uma vez que você entende o que é um sistema SMS e no que ele consiste, podemos nos voltar para a forma com que ele é aplicado e funciona em uma área específica. Nesse caso, colocamos a questão: Como funciona um sistema de segurança, meio ambiente e saúde para empresas de energia?

A resposta para essa pergunta tem a ver com o modo de funcionamento e o objetivo principal de empresas de energia. A questão da produção de energia é um tema muito delicado. Ele levanta muitos debates principalmente no que se refere aos impactos ambientais. Por volta da década de 70, essas questões começaram a ser muito cobradas pelo público. E, por isso, culminou na fundamental Conferência de Estocolmo, em 1972.

Colocava-se, então, o problema de melhorar a relação do homem com o meio ambiente. Isso referia-se principalmente à empresas de energia, que trabalham com óleo e gás, dois elementos que podem ser muito prejudiciais para a natureza.

Desse modo, fica evidente a necessidade de um sistema de gestão que possa monitorar os processos de produção de tais empresas. É aí que entra o SMS.

Mas a questão da integração também é importante. Afinal, o SMS não evita apenas impactos ambientais. Ao zelar também pela segurança e pela saúde na empresa, ele garante seu funcionamento eficaz. Como sistema, então, ele adota uma visão preventiva em que ele examina os processos de uma companhia e detecta detalhes que podem ser responsáveis por problemas atuais ou futuros para poder corrigi-los. Desse modo, situações como acidentes no ambiente de trabalho podem ser evitadas.

E aí, quer saber mais sobre segurança, meio ambiente e saúde para empresas de energia? A Infotec Brasil é uma empresa com experiência de 30 anos de mercado que lida com sistemas integrados de gestão e segurança do trabalho. Os serviços oferecidos buscam sempre otimizar a performance da sua empresa. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato pelo nosso site!


0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*