O que é a logística organizacional

A logística organizacional é fundamental para o bom funcionamento da sua empresa. No entanto, muitos empresários não conhecem direito o significado desse conceito. Por consequência, acabam não aplicando-o no seu dia a dia de trabalho, e seus negócios saem prejudicados.

Por isso, neste artigo, explicaremos o que significa logística organizacional e como é possível aplicá-la nos procedimentos da sua empresa. Continue lendo para descobrir.

O que é a logística organizacional

Fonte: ShutterStock

O conceito de logística organizacional

Antes de mais nada, é preciso definir o que é a logística organizacional. E o conceito de logística na verdade não surge no mundo empresarial, mas sim na esfera militar. Suas bases foram desenvolvidas pelo tenente-coronel George Cyrus Thorpe, dos Estados Unidos, que, em 1919, publicou o livro “Logística Pura: a ciência da preparação para a guerra”. No livro, o tenente coloca a logística no mesmo patamar da estratégia militar, afirmando que ela se referia aos meios que permitem a condução das operações do exército.

A partir daí, a importância da logística só cresceria, sendo expandida pelo almirante Henry Eccles, que é conhecido como o “pai da logística moderna”. Eccles, no entanto, também focaria no estudo da logística militar, e o conceito de logística empresarial só surgiria a partir do anos 50 e 60.

Nesse momento, com a globalização, a logística emerge como um elemento de fundamental importância para garantir o funcionamento eficiente das empresas. Afinal, na economia globalizada, as operações crescem em escala, e, com isso, precisam de um monitoramento mais cuidadoso.

É nesse contexto que surge o que hoje consideramos como a logística organizacional integrada. Trata-se, portanto, de uma metodologia que examina o fluxo de serviços, produtos e informações desde seu ponto de origem até o momento em que chega ao ponto de consumo, ou seja, o cliente. Isso engloba armazenamento, fornecimento de matérias-primas, estocagem, transportes e diversos outros procedimentos incluídos nessa jornada.

Como fazer uso da logística organizacional

Desse modo, é possível perceber que o planejamento da logística organizacional de uma empresa diz respeito a todos os seus setores de funcionamento. Assim, é algo que afeta a empresa como um todo, e, portanto, deve ser tratado com muito cuidado.

Existem algumas atitudes que podem melhorar a logística organizacional da sua empresa. Vejamos, então, as principais delas.

Otimizar a gestão de estoque

Com um controle extensivo de estoque, você pode aproveitar melhor a tecnologia e os recursos que você utiliza para armazenar seus produtos e materiais. É preciso, então, avaliar com cuidado qual é o seu volume de estoque e se esta é uma quantidade adequada para os seus negócios.

Não ignorar as embalagens

As embalagens de produtos são gastos que muitos gestores ignoram. Portanto, evite cair nesse erro, investindo em embalagens de qualidade. Isso é muito positivo para o relacionamento com o cliente, que aprecia embalagens boas.

Garantir a eficiência do transporte

Um planejamento de logística organizacional inclui buscar formas de transporte mais eficientes e rápidas. Desse modo, você pode garantir um bom atendimento ao cliente, que recebe o produto com velocidade, e também uma redução de custos para a empresa. Assim, é possível melhorar a sua imagem e otimizar os seus recursos.

Invista em uma melhora de logística organizacional para a sua empresa

Diante disso, fica claro que investir em uma melhora de logística organizacional para a sua empresa é uma ótima ideia. E lembre-se que cada passo de planejamento de logística deve ser realizado por profissionais especializados na área. Ou seja, o ideal é contratar uma empresa que possa administrar a sua logística por você, como a Infotec Brasil. Dessa forma, você pode organizar seus processos internos e externos e descobrir onde enxugar custos desnecessários. Para mais informações, visite o site da empresa.


0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*