Tipos de logística

A logística é um campo muito importante para a organização interna e administração de processos da sua empresa. Afinal, ela monitora os seus materiais, suas formas de distribuição, seus estoques e seus transportes de produtos. Mas você conhece os principais tipos de logística que são essenciais para o funcionamento de um negócio? Leia esse artigo para saber mais sobre o assunto.

Tipos de Logística

Fonte: Envato.

Entendendo o que é logística

A logística empresarial é um conceito que surge nos anos 50 e 60, quando as empresas passam a direcionar um foco maior para a satisfação do cliente. A ideia, então, é administrar melhor a experiência que a marca fornece aos seus consumidores. Para isso, inicia-se um monitoramento cuidadoso dos equipamentos e dos procedimentos que levam o produto até as mãos do cliente, sempre buscando oportunidades para melhorar a qualidade do processo e reduzir custos desnecessários.

Nos anos 80, com a globalização, a concorrência entre as empresas se torna cada vez mais acirrada. A partir daí, torna-se ainda mais importante se destacar com processos eficientes, o que só pode ser atingido através da logística. Somente assim é possível trabalhar, por exemplo, com operações de nível mundial.

Conhecendo os principais tipos de logística

Como já foi dito, a globalização mudou a lógica de produção e administração de produtos. Agora, com transportes de altas distâncias e produtos com um ciclo de vida pequeno, é mais necessário que nunca para a empresa ter uma gestão eficaz.

É aí que entram os diferentes tipos de logística. Vejamos, então, os principais deles a seguir.

Logística de produção

Um dos tipos de logística mais conhecidos é a logística de produção. Como o próprio nome já diz, esse campo atua sobre os processos de criação do produto, ou seja, sua fabricação. Isso inclui a administração da matéria-prima do produto.

Essa área também é responsável por definir as demandas de produção. Sendo assim, é através dela que se avalia quantas unidades serão produzidas de um determinado produto.

Mas claro que cada tipo de produto requer uma logística de produção diferente. Assim, existem diferentes planejamentos de logística para:

  • Produtos em lote: Produtos que são fabricados sob uma grande demanda, com alta flexibilidade.
  • Produtos contínuos: Produtos automatizados, que contam com processos uniformes de produção. Há pouca ou nenhuma intervenção humana no procedimento e, portanto, esses produtos requerem um investimento alto.
  • Produtos padronizados: Feitos para alta demanda, em grandes escalas.
  • Produtos sob medida: Não costumam seguir qualquer padronização, pois são feitos de acordo com os pedidos dos clientes.

Logística reversa

A logística utilizada para resgatar materiais e produtos para decidir seu destino final, seja ele o descarte ou o reaproveitamento. Pode ser aplicada tanto em produtos rejeitados pelos clientes ou em matéria-prima.

Logística de abastecimento

Trata-se da logística que cuida do estoque de produtos e materiais. Essa área requer muito conhecimento para garantir uma organização efetiva e para buscar a redução de custos na alocação de matéria-prima.

Logística de distribuição

A logística de distribuição é o tipo de logística que tem o contato mais próximo com o consumidor. Afinal, ela cuida dos processos de deslocamento dos produtos, englobando também as entregas para os clientes.

Ter uma boa logística de distribuição pode fazer toda a diferença para garantir uma boa experiência para o seu cliente. Por conta disso, é um setor muito delicado e que requer uma administração cuidadosa.

Melhore a logística da sua empresa

Agora que você já conhece os diferentes tipos de logística, dá para perceber que o assunto tem uma alta complexidade e deve ser administrado por profissionais da área. A Infotec Brasil tem o que é preciso para melhorar a logística da sua empresa. Visite o site para mais informações.


0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*