A maturidade na cadeia logística e seus níveis

Você sabe o que é a maturidade na cadeia logística? Esse modelo, também conhecido pela sigla MML (modelo de maturidade logística), busca tornar viável a análise do nível de maturidade da logística de uma empresa. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de avaliação imprescindível que pode melhorar muito o desempenho dos seus processos. Dessa forma, é uma forma de medir a logística da sua empresa até alcançar a excelência.

A excelência logística envolve um trabalho de deslocamento de produtos que alcance o mais alto nível de performance. É um estágio em que tanto o produtor como o consumidor saem ganhando, pois um bom trabalho de logística melhora a relação entre ambas as partes, sempre buscando a satisfação do consumidor.

Mas como alcançar a excelência logística? Para isso, é preciso trabalhar a maturidade desse aspecto da sua empresa. E existem níveis que devem ser atravessados para atingir esse patamar. Por isso, é essencial descobrir qual é o nível de maturidade na cadeia logística do seu negócio, para poder traçar estratégias de acordo.

Sendo assim, nesse artigo, separamos os principais níveis de maturidade na cadeia logística e explicamos como identificar cada um. Quer saber mais? Continue lendo e descubra. E lembre-se: a análise cuidadosa é o que permite o avanço para etapas mais desenvolvidas.

A maturidade na cadeia logística e seus níveis

Fonte: Freepik

Reação

O primeiro nível de maturidade na cadeia logística que podemos citar é o de reação. Essa etapa, também chamada de operação autônoma isolada, é caracterizada por departamentos como vendas e manufaturas.

Nesse momento, costuma existir pouca padronização entre as divisões dos serviços logísticos oferecidos pela empresa e uma falta de comunicação entre os múltiplos setores. Assim, podem haver situações como um setor prometendo algo sem consultar o outro anteriormente, prejudicando o andamento dos processos.

Antecipação: melhora na maturidade na cadeia logística

As coisas começam a evoluir na segunda etapa, a de antecipação. Nela, já há uma centralização da função logística, melhorando a eficiência e a produtividade. Com isso, torna-se possível uma antecipação da demanda, o que favorece a organização interna da empresa. Começa-se a criar métodos e processos padronizados.

Integração

No terceiro nível, de integração, a logística é integrada à cadeia de suprimentos. Ou seja, elementos antes separados passam a ser considerados em conjunto. Com essas conexões, melhora-se ainda mais a produtividade, gerando uma considerável redução de custos.

Colaboração

Nesse momento, logística e cadeia de suprimentos já funcionam de forma conjunta, orquestrando trade-offs com eficiência. Existem melhores relações com fornecedores e clientes. Também é possível, nesse nível, estabelecer parcerias estratégicas com outros provedores logísticos. A empresa pode começar a fazer planos para se destacar dentro do mercado por sua maturidade logística.

Orquestração

Finalmente, temos o último nível, o de orquestração. Nele, pode-se dizer que já existe um ecossistema estabelecido de parceiros do qual a logística e a cadeia de suprimentos são partes integrais. A visibilidade é ampla e a comunicação pode ser realizada em tempo real, permitindo o máximo de eficácia.

Esse nível é um estágio ao qual as empresas devem almejar chegar. Nele, a participação no mercado aumenta e as oportunidades de crescimento se tornam inúmeras, fazendo o horizonte de expectativas da empresa crescer de forma significativa.

Conseguiu identificar, entre essas cinco categorias, qual é o nível de maturidade na cadeia logística do seu negócio? Independentemente da resposta, tudo pode ser melhorado através da otimização dos processos e uma boa cultura de apoio.

Para isso, é preciso investir no gerenciamento de logística e cadeia de suprimentos da sua empresa. Com novas estratégias e tecnologias, o seu negócio pode se elevar ao nível da orquestração. Basta apostar em um processo de melhora contínua, com uma evolução de práticas internas administrada por uma empresa especializada na área, como a Infotec Brasil.


0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*