O que significa o “Q” em QSMS

Você sabe o que significa o “Q” em QSMS? Muitas empresas se deparam com essa sigla ao buscar melhorar seus princípios e normas relacionadas ao trabalho, mas nem todas sabem o que ela significa. Nesse artigo, vamos examinar o que cada letra em QSMS significa e por que adotar esse tipo de sistema pode ser muito benéfico para a sua empresa. Confira!

O que significa o "Q" em QSMS

Fonte: Freepik

O que significa o “Q” em QSMS

QSMS é uma sigla em português que significa “qualidade, segurança, meio ambiente e saúde”. Trata-se de um sistema de gestão integrada que engloba quatro fatores diferentes. Vejamos, então, o significado de cada um desses itens.

  • Qualidade se refere à qualidade presente não apenas em todos os produtos ou serviços da empresa, mas também nos processos através dos quais eles são produzidos ou realizados.
  • Segurança se refere à segurança de todos os envolvidos nesses processos produtivos e distributivos, englobando tudo que inclui segurança no ambiente de trabalho.
  • Meio ambiente é referente ao monitoramento de todos os efeitos ambientais dos processos da empresa em questão, buscando sempre minimizá-los para não prejudicar a natureza.
  • Saúde, assim como segurança, refere-se a todos os envolvidos nos processos produtivos e distributivos, garantindo a saúde dos funcionários para obter o melhor nível produtivo de maneira segura.

Desse modo, podemos observar que, ao se perguntar o que significa o “Q” em QSMS, você está na verdade se perguntando sobre todo o significado desse sistema de gestão. Esses quatro elementos são visados em conjuntos, sempre buscando o melhor resultado possível para a empresa atendida.

Princípios do QSMS

O sistema integrado QSMS funciona com base em alguns princípios, que regem a forma como seu trabalho é realizado. Esses princípios funcionam como guias de ação, sempre representando ideais a serem alcançados.

Prevenção acima de consertos

O QSMS foca em prevenir riscos para evitar a necessidade de uma resolução de problemas maiores posteriormente. Com a prevenção de defeitos, o processo de trabalho pode ser otimizado e ter máxima qualidade.

Estabelecimento e eliminação de causas e sintomas de desvios

Justamente por conta do foco na prevenção de riscos, o QSMS adota uma visão panorâmica dos processos da empresa para poder perceber de imediato o que gera problemas ou obstáculos. Desse modo, torna-se mais fácil resolver dificuldades, removendo as barreiras em questão.

Ter certeza e exatidão na procura por obstáculos

Como já dissemos anteriormente ao explicar o que significa o “Q” em QSMS, esse sistema preza pela qualidade dos serviços aplicados. Por isso, a procura por problemas e desvios é feita de maneira muito cuidadosa, para encontrar as verdadeiras causas de dificuldades e removê-las da equação.

Auditoria do trabalho de acordo com os padrões e procedimentos previamente estabelecidos

Todo sistema de QSMS trabalha com padrões e procedimentos previamente estabelecidos, e garante o cumprimento dos mesmos em seus serviços. Esse elemento é uma parte crucial do processo.

Adotando um sistema QSMS para a sua empresa

Podemos concluir, assim, que os elementos oferecidos pelo sistema QSMS englobam partes fundamentais do sucesso de uma empresa. Desse modo, buscar esse tipo de gestão pode ser muito benéfico para o funcionamento do seu negócio.

A Infotec Brasil oferece serviços de terceirização de serviços e soluções de outsourcing, atendendo o mercado brasileiro há mais de 30 anos, sempre com o objetivo de garantir a qualidade e otimização dos processos. Em nossa metodologia de gestão, buscamos a excelência em prestação de serviços de Planejamento, Suporte Técnico, Fiscalização e Gestão de Segurança de Processos Operacionais Especializados em QSMS.

Nosso principal objetivo é avaliar as incertezas de forma a tomar a melhor decisão possível. Organizamos e planejamos recursos humanos e materiais de empresas para reduzir ao mínimo possível os impactos dos riscos na organização.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato com a gente no nosso site!


0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*