Conceitos essenciais para entender a logística e a cadeia de suprimentos

Existem alguns conceitos essenciais para entender a logística e a cadeia de suprimentos que são fundamentais para qualquer empresário. Afinal, a cadeia de suprimentos é um elemento crucial que faz parte de qualquer empresa, e a logística é fundamental para organizá-la da maneira adequada. Nesse artigo, então, falaremos sobre o assunto para você entender melhor ambos os conceitos.

Conceitos essenciais para entender a logística e a cadeia de suprimentos

Para a compreensão dos conceitos essenciais de logística e de cadeia de suprimentos, é necessário antes entender que ambos trabalham de forma conjunta. O ideal, então, é um entendimento pleno de cada um deles para poder melhorar a capacidade de gestão e organização da sua empresa.

Cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos, ou, em inglês, como também é conhecida, supply chain, é a complexa estrutura da jornada do produto. Ela engloba desde a criação do produto até a sua entrega.

A gestão da cadeia de suprimentos, que administra essa estrutura e busca organizá-la e otimizá-la, é conhecida como supply chain management, expressão em inglês que forma a sigla SCM. Sua abordagem é muito importante para o planejamento da empresa, pois examina os processos como um todo, descobrindo novas maneiras de torná-los mais eficientes e eliminando gargalos.

Logística

A logística empresarial é um conceito que tem origem nos anos 50 e 60, quando as empresas adotam uma nova atitude com relação ao consumidor. Sendo assim, elas passam a se preocupar mais com o atendimento ao cliente.

É aí que surge a logística, que podemos definir como a etapa da gestão de cadeia de suprimentos que foca no movimento espacial do produto, acompanhando-o desde sua produção até o consumidor final. É uma abordagem mais específica e mais prática do que outros processos.

Gestão de armazenagem

A gestão de armazenagem é a gestão de tudo que se refere à guarda temporária e distribuição de materiais ou produtos. Ou seja, é a organização e administração do estoque de produtos físicos e seu deslocamento.

Através dessa organização, torna-se mais fácil alimentar o processo produtivo. Afinal, a gestão de armazenagem garante a segurança e o fornecimento do produto acabado.

Modais de transporte

Dentro dos processos de movimentação de produtos, os meios de transporte são essenciais e variados. Isso porque o tipo de transporte escolhido vai depender muito das necessidades da empresa e do produto.

No Brasil, os principais modais de transporte usados em logística são o rodoviário, o ferroviário, o aquaviário, o dutoviário e o aéreo. Cada tipo tem suas singularidades e é apropriado para um tipo de produto diferente.

Gestão de frotas

A gestão de frotas é responsável pela organização de sistemas, recursos e informações para gerenciar um grupo de veículos da empresa. Normalmente, uma gestão de frotas efetiva busca reduzir o tempo e o custo associados ao transporte, compartilhar dados e informações de cronogramas e inventário de produtos, e buscar uma adaptação rápida às mudanças de mercado.

SKU

A sigla SKU vem do inglês e significa “stock keeping unit”. Em português, a tradução seria “unidade de manutenção de estoque”.

Como o próprio nome já diz, a função do SKU é auxiliar na gestão e controle do estoque da sua empresa. Ele é um número de identificação de um produto, servindo para um controle interno de armazenamento.

Agora que você já conhece alguns dos conceitos essenciais para entender a logística e a cadeia de suprimentos, o ideal é usar esse conhecimento a seu favor.

A Infotec Brasil é uma empresa de terceirização de serviços e soluções, que atua há mais de 30 anos no atendimento a grandes empresas brasileiras, com uma equipe altamente qualificada. Também somos referência em sistemas de gestão integrada e garantimos a qualidade e otimização de processos, em conformidade às melhores práticas de mercado.

Nossa metodologia de gestão garante a eficácia dos resultados dos projetos. Apoiada por ferramentas de controle ERP, realizamos serviços de conferência, inspeção, identificação de materiais, além de trabalhos de fiscalização de processos, gerando maior eficácia à execução dos processos de seu negócio.

Para saber mais, entre em contato com a gente no nosso site!


0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*